RSS Facebook

Fórum de Segurança Alimentar do Portal HACCP

Notícias: Actualmente este fórum apenas está acessivel a utilizadores registados. Junta-te à nossa comunidade e efectua o teu registo!
Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Autor Tópico: ISO 22000  (Lida 27323 vezes)

Offline administrador

• Administrator
  • Membro Junior
  • Reputação: 0
    • Ver Perfil
    • Portal HACCP
ISO 22000
« em: Março 22, 2007, 12:22:13 pm »
Esta nova norma internacional especifica os requisitos para um sistema de gestão da segurança alimentar combinando quatro elementos-chave - comunicação interactiva, a gestão do sistema, os programas pré-requisitos e os princípios do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (HACCP), geralmente reconhecidos como essenciais, que permitem assegurar a segurança dos géneros alimentícios ao longo da cadeia de fornecimento, até ao seu consumo final.

A ISO 22000 integra os princípios HACCP e as etapas de aplicação desenvolvidas pelo Codex Alimentarius e poderá ser implementada isoladamente ou integrada com outras, nomeadamente a NP EN ISO 9001.

Offline Carlinha

• Novato
  • *
  • Carla Brilhante
    • Ver Perfil
Re: ISO 22000
« Responder #1 em: Abril 01, 2007, 07:43:14 am »
Colegas, a 22000 foca muito a "Comunicação". Alguém poderia disponibilizar um procedimento a este respeito?? Como não disponho de procedimento estou pensando em adotar uma matriz, onde colocarei os tipos de comunicações, meio e registros. O que acham??? Grata,

Offline Nuno

• Membro Junior
  • **
  • Reputação: 1
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Abril 27, 2007, 08:43:53 am »
Olá a todos. A 22000 é uma norma que está feita essencialmente para a segurança alimentar e em todos os pontos o objectivo é - segurança alimentar.
Quanto à comunicação, o ideal é ter uma pasta para comunicação externa e outra para comunicação interna. É fundamental ter todos os registos: ex: entre departamentos, com os clientes e fornecedores.

Abraços

Offline mexias

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Maio 24, 2007, 07:45:18 pm »
ola a todos... Para certificar com a norma 22000, q passos é q tenho q fazer??? alguem me ajuda??? obrigado
cumprimentos.

Offline Nuno

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Maio 25, 2007, 09:02:57 am »
Olá mexias

Para fazer a implementação da ISO 22000, tens de conhecer a norma. Aconselho primeiro a fazer uma formação sobre a mesma, para ter a noção e o conhecimento de como fazer a implementação. Esta ISO não é mais que a "certificação" do HACCP, com algumas diferenças estruturais.

Abraços

Offline Joana

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Maio 25, 2007, 10:08:07 am »
Olá mexias

Para fazer a implementação da ISO 22000, tens de conhecer a norma. Aconselho primeiro a fazer uma formação sobre a mesma, para ter a noção e o conhecimento de como fazer a implementação. Esta ISO não é mais que a "certificação" do HACCP, com algumas diferenças estruturais.

Abraços

Perdoe-me Nuno, mas acho que não é bem assim...

Esta ISO é muito mais do que o HACCP! Tem muito de gestão da organização, coisa que o documento referência para a certificação do HACCP (CAC/RCP -1) não contempla. Esta norma, se é para fazer comparações, tem muito mais de compilação entre o codex alimentarius e a ISO 9001.

Pelo menos, esta é a minha opinião!

Offline joanamiranda

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Maio 25, 2007, 11:07:55 am »
Olá mexias

Abraços

Perdoe-me Nuno, mas acho que não é bem assim...

Esta ISO é muito mais do que o HACCP! Tem muito de gestão da organização, coisa que o documento referência para a certificação do HACCP (CAC/RCP -1) não contempla. Esta norma, se é para fazer comparações, tem muito mais de compilação entre o codex alimentarius e a ISO 9001.

Pelo menos, esta é a minha opinião!

Também concordo com a sua opinião Joana.

No meu ponto de vista,  a ISO 22000 articula a componente operacional e obrigatória prevista no Regulamento 852/2004 (incluindo o HACC) com uma componente de gestão (ISO 9001), tendo ainda também em conta o codex alimentarius.

Bem, mas tal como disse, esta é tão somente a minha opinião...

Cumprimentos a todos,

Joana Miranda
::De encontro à Segurança Alimentar::

Offline Nuno

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Maio 30, 2007, 09:41:34 am »
Olá Joanas... sim concordo, mas também compreendem que coloquei "certificação", apenas como referência. O objectivo fundamental da 22000 é a Segurança Alimentar. Claro que envolve mais aspectos, como por exemplo, uma maior comunicação com fornecedores e clientes. Baseia-se sobretudo no HACCP, com um pouco da 9001.
É a minha opinião!   ::)
Abraços
« Última modificação: Maio 31, 2007, 03:00:41 pm por Nuno »

Offline paulodrvt

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Junho 01, 2007, 08:59:59 am »
Caros colegas, aqui vai a minha achega,

Concordo completamente com todas as ideias que aqui foram debatidas.

1 - A base da ISO 22000:2005 é ISO 9001:2000. Para tal basta consultar a ISO 9000:2005 que aí faz referênca a esta mesma questão. A ISO 22000:2005 é direccionada para o sector alimentar, mas não se esqueçam que já havia uma norma para o sector alimentar mas que não pegou moda (se não estou enganado é a ISO 15025, acho que estou enganado). A ISO 22000:2005 é uma ferramenta de gestão de empresas do ramo alimentar com regras baseadas em referenciais de segurança alimentar.

2 - Gostaria de colocar uma pequena questão, por favor conseguem me dizer a diferença entre PPR e PPRO? Fico-vos grato.

cumprimentos

Paulo

Offline jluisfa

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Junho 01, 2007, 11:27:10 am »
Caro Paulo

PPR - Programa de Pré-Requisitos
Condições básicas e actividades necessárias para manter um ambiente higiénico ao longo da cadeia alimentar, adequadas para a produção, manuseamento e provisão de produtos finais seguros e de alimentos seguros para o consumo. (São os pré-requisitos do HACCP: Boas práticas de produção, de higiene, de distribuição, etc)

PPRO - Programa de Pré-Requisito Operacional
PPR identificado pela análise de perigos como essencial para controlar a probabilidade da introdução, contaminação ou proliferação de perigos à segurança alimentar nos produtos ou no ambiente de processo. (São as etapas que mesmo não fazendo parte do HACCP é necessário controlar de modo análogo ao dos PCC. Ex. uma determinada etapa da higienização)

Cumprimentos

Offline Andrefpo

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Outubro 03, 2007, 02:18:17 pm »
Relativamente à questão do Mexias:

Se prestarem atenção ao parágrafo 0.1 Generalidades do capítulo Introdução da NP EN ISO 9001:2000, poderão verificar que: "Os requisitos de gestão da qualidade especificados nesta Norma Internacional são complementares aos requisitos para produtos." e "Esta Norma Internacional pode ser utilizada pelas partes internas e externas, incluindo organismos de certificação, para avaliar a aptidão da organização para ir ao encontro de requisitos do cliente, regulamentares e os próprios da organização."

Ou seja, utilizando a norma NP EN ISO 9001:2000 para demonstração de competência (ou organização) de uma empresa do sector alimentar, esta terá que, obrigatoriamente, cumprir com a legislação aplicada ao produto (neste caso, a implementação de um sistema de segurança alimentar - vulgo HACCP).

A norma NP EN ISO 22000:2005 não é mais que um reconhecimento externo, por uma entidade independente (assim como todas as certificações voluntárias) da eficácia do sistema de segurança alimentar implementado numa empresa.

Ela engloba toda a norma NP EN ISO 9001:2000 e explicita os fundamentos/princípios de um sistema HACCP.

Do meu ponto de vista, esta norma é um pouco complicada e com uma linguagem (e definições) propícias para criarem algumas dúvidas.
Prefiro (pessoalmente) a norma International Food Standard (IFS), por me parecer mais simples (e mais completa, pois refere uma série de requisitos que as empresas têm obrigatoriamente que cumprir/demonstrar evidências de cumprmento).

Abraços a todos.

André Oliveira

Offline Joana

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Outubro 04, 2007, 10:20:10 am »
Onde posso encontrar a IFS?!

Obrigada

Offline food

• Membro Total
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Outubro 04, 2007, 03:26:51 pm »
A norma international food Standard é uma norma de qualidade alimentar realizada pelas empresas alimentares de França e Alemanha. A normativa BRC (British Retail Consortium), mesmo do que a anterior, mas para as empresas Inglesas. Tambien existe a certificaçao danesa DS-3027 em haccp.

As empresas que estao certificadas nestas normativas, sao principalmente, as que comercializam produtos para esses paises. A normativa ISO 22000 tem reconhecimento a nivel mundial ja que as normas iso "recolhem" todas as diferentes normativas em apenas uma.

Pode comprar a norma IFS em http://www.food-care.info/

Cumprimentos

Offline silviasantoss

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
ISO 22000
« Responder #13 em: Janeiro 28, 2008, 01:36:13 pm »
Olá a todos!!
Onde posso encontrar a norma ISO 22000:2005 versão portuguesa, gostaria de ter uma cópia, alguem me consegue arranjar???
Muito obrigado

Offline Verita

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Janeiro 30, 2008, 06:53:50 pm »
Olá a todos!!
Onde posso encontrar a norma ISO 22000:2005 versão portuguesa, gostaria de ter uma cópia, alguem me consegue arranjar???
Muito obrigado

Olá silviasantoss!

Eu posso enviar-lhe a Norma. Pode ser para o email que está no seu perfil?

Cmps

Vera.
« Última modificação: Fevereiro 06, 2008, 05:44:51 pm por Verita »

BloQcs design by Bloc
SMF 2.0.15 | SMF © 2016, Simple Machines
Página criada em 0.072 segundos com 26 procedimentos.