RSS Facebook

Fórum de Segurança Alimentar do Portal HACCP

Notícias: Bem vindo ao Fórum HACCP!
Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Autor Tópico: HACCP em Hortofruticolas  (Lida 21317 vezes)

Offline mjreis

• Membro Junior
  • **
  • Reputação: 0
    • Ver Perfil
HACCP em Hortofruticolas
« em: Novembro 08, 2007, 04:36:12 pm »
Boa tarde, caros colegas!

Foi-me colocado o desafio de implementar o Haccp num armazém de hortofruticolas, mesmo com algumas duvidas e pouco conhecimento decidi aceitar.
Para iniciar gostaria que me informassem sobre a legislação que se encontra em vigor principalmente para os horticolas.
 O site da ASAE em questão de legislação nesta área está mto fraquinho... :-[

Aguardo a vossa ajuda. obrigada!

Offline Fernando Rocha

• Super Membro
  • Reputação: 12
    • Ver Perfil
Re: HACCP em Hortofruticolas
« Responder #1 em: Novembro 09, 2007, 12:35:46 pm »
também não tem muito ;)
http://www.confagri.pt/PoliticaAgricola/Sectores/FrutasHorticolas/PAC-OCM/doc57.htm
http://www.confagri.pt/PoliticaAgricola/Sectores/FrutasHorticolas/Legislacao/

http://www.dgpc.min-agricultura.pt/default.asp?cn=6112613662456247AAAAAAAA

não encontro os outros que tinha sobre este assunto, mas sei que existem 2 manuais sobre Boas praticas agrícolas pós-colheita e armazenagem...
« Última modificação: Novembro 09, 2007, 12:44:14 pm por Fernando Rocha »
Rastreabilidade não é um palavrão! É uma dor de cabeça para todos!

Offline mjreis

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Novembro 14, 2007, 07:10:57 pm »
Olá fernando,

obrigada pela dica, é uma área com muito pouca informação.
penso que existe legislação especifica para a batata, corrije-me se tiver errada, mas só encontro para a batata de semente, não sabes qual é a legislação?
obrigada...

Offline Fernando Rocha

• Super Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Dezembro 10, 2007, 01:22:26 pm »
http://portal.min-agricultura.pt/portal/page/portal/MADRP/PT/servicos/guias_uteis

mas tem imenso também no site da ASAE, em termos de legislação

Offline food

• Membro Total
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 16, 2007, 11:58:30 pm »
Boa noite

Para implementar um haccp numa empresa hortofruticola, deverás arranjar toda a leigislaçao relativa às diferentes frutas e legumes. Cada fruta (ou conjunto delas) e cada legume tem um regulamento proprio.

Poderas procurar facilmente no site da Uniao Europea, na pesquisa de legislaçao por palavras. Introduzes a fruta e/ou legume e...

Enquanto à implementaçao do HACCP, deverá prestar muita atençao à identificaçao de perigos. Desde o meu ponto de vista é bem mais complicado ja que na terra existe muita variedade de agentes responsáveis por toxinfecçoes alimentares, nao só os microorganismos. Cuidado com os parasitas, os fungos...e sem duvida os perigos quimicos associados aos tratamentos fitosanitarios.

Bom trabalho e boa sorte!

Offline mjreis

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Janeiro 09, 2008, 06:53:49 pm »
Boa tarde!

Existem diversos armazenista de hortofruticolas que compram directamente ao produtores. Como poderei controlar estes produtos em termos de segurança alimentar (fazer análises a cada campo cultivado?, fazer uma listagem de todos os fertilizanates utilizados?, da quantidade?).
Existe algo mais simplificado que ainda não tenha atingido?
Espero uma dica
Obrigada

Offline Isa

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Janeiro 09, 2008, 11:14:08 pm »
Boa noite, na minha opinião, a forma mais pratica de começar por garantir a segurança alimentar nos produtores é atraves da certificação Globalgap. Pode também fazer auditorias internas aos produtores para verificar se cumprem com os requisitos do haccp que são exigidos.

Espero ter ajudado :)
Isa

Offline D.G

• Sr. Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Janeiro 10, 2008, 12:18:35 am »
é uma mais valia a certificação, mas isso já depende da dimensão da empresa, dos potencias clientes, das quantidades de produção, a certificação não é nem nunca foi obrigatória.
Pelo que entendi estão a falar de produção primária sem exigência de HACCP  mas sim dos pré-requisitos, não?

Offline casca

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Janeiro 10, 2008, 12:00:47 pm »
ola bom dia,

o primeiro passo é para grantir a conformidade do produto é exigir aos produtores "cadernos de campo", onde registam tudo o que aplicam na cultura, se é livre ou em estufa, onde compraram as semente (rastreabilidade). Depois de grande importancia é a boas praticas de manipulaçao do alimento. 

Convem ter a legislaçao aplicavel dos hortofruticolas presentes, para definir as categorigas de cada um e a sua calibração.
No site do ministerio da agricultura tem fichas sobre os produtos, e se k na altura em k trabalhei nessa area, encontrei ate videos, ja de alguns anos ja, que indicavam a correcta calibraçao e algumas regras para retalhistas horticulas.

Onde pode arranjar excelentes informaçoes e livros sobre segurança alimentar em hortofruticolas é pela Escola Superior de Biotecnologia (UCP) pelo Domingos de Almeida, um perito na area que tem alguns manuais editados sobre hortofruticolas.

Se nao conseguir encontrar, posso faculta-los  ;)

Cumprimentos

Offline mjreis

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Janeiro 28, 2008, 10:44:17 pm »
Olá casca,

Consegui encontra um manual de Boas praticas para a conservação de produtos hortofruticolas, que já deu uma ajuda.
Se me puderes disponobilizar esses manuais eu agradeço, podes colocar aqui ou enviar para mariajoaoreis1@gmail.com
Desde já agradeço :)

Offline SP

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Janeiro 29, 2008, 01:32:46 am »
Olá Casca,

estou a tirar mestrado e o tema do meu mestrado, é exactamente sobre a segurança alimentar na produção hortofruticola,também consegui o manual de manuseamento de produtos hortofruticolas, mas se de alguma forma me pudesse facultar os manuais que se refere, agradecia muito!!!!

Obrigado.

Saudações,
SP
e-mail: xana_pires@hotmail.com

Offline vene

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Janeiro 30, 2008, 05:59:40 pm »
Boa tarde caros colegas!!

Bem, a minha dúvida penso que nem pode ser considerada isso, é mais uma confirmação...
Um armazém de distribuição de produtos hortofrutícolas tem que possuir um lavatório de comando não manual na zona de armazenamento de produtos?
Ja agora o CAE dele é 51311 e vende batatas, mas segundo a denominação de CAE não pode...  ??? :-X

Obrigado de pelas futuras respostas!!  ;)

Offline Fernando Rocha

• Super Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Janeiro 30, 2008, 06:23:53 pm »
Boa tarde caros colegas!!

Bem, a minha dúvida penso que nem pode ser considerada isso, é mais uma confirmação...
Um armazém de distribuição de produtos hortofrutícolas tem que possuir um lavatório de comando não manual na zona de armazenamento de produtos?
Ja agora o CAE dele é 51311 e vende batatas, mas segundo a denominação de CAE não pode...  ??? :-X

Obrigado de pelas futuras respostas!!  ;)
Pela revisão 3, entrou em vigor em 1 Janeiro 2008 - http://www.anic.pt/pdf/DL%20381_2007.PDF
46311 Comércio por grosso de fruta e de produtos hortícolas, excepto batata.
46312 Comércio por grosso de batata.

Pela revisão anterior:  CAE Rev.2.1; Nível: 6 Subclasse; Categoria: 51311 Comércio por grosso de fruta e de produtos hortícolas, excepto batata - está tudo dito ;)
O resto não sei responder de momento ;)

Offline vene

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Janeiro 30, 2008, 06:36:16 pm »
Obrigado pela sua resposta!!

Sinceramente não sei o k vou fazer, então ele não pode vender fruta e batata!?!?  ??? :-\

Vai ter que montar outra empresa para as batatas e fica com esta só para a fruta! :)

de qualquer maneira tenho que verificar qual é o alvará/licenciamento que tem...

E pelos vistos a dúvida afinal é pertinente! ::)

Offline manu

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Fevereiro 29, 2008, 12:33:21 am »
ola bom dia,

o primeiro passo é para grantir a conformidade do produto é exigir aos produtores "cadernos de campo", onde registam tudo o que aplicam na cultura, se é livre ou em estufa, onde compraram as semente (rastreabilidade). Depois de grande importancia é a boas praticas de manipulaçao do alimento. 

Convem ter a legislaçao aplicavel dos hortofruticolas presentes, para definir as categorigas de cada um e a sua calibração.
No site do ministerio da agricultura tem fichas sobre os produtos, e se k na altura em k trabalhei nessa area, encontrei ate videos, ja de alguns anos ja, que indicavam a correcta calibraçao e algumas regras para retalhistas horticulas.

Onde pode arranjar excelentes informaçoes e livros sobre segurança alimentar em hortofruticolas é pela Escola Superior de Biotecnologia (UCP) pelo Domingos de Almeida, um perito na area que tem alguns manuais editados sobre hortofruticolas.

Se nao conseguir encontrar, posso faculta-los  ;)

Cumprimentos

Olá Casca,

Não sei se é muito encomodo da minha parte se te pedir para que me envie toda a informação que tiver sobre produtos horticulas.
Claro que se puder ;D
Tenho vários clientes que me surgiram agora do nada para fazer o HACCP em produtos horticulas e frutas também, será que pedi demais ???
Bem espero anciosa pela sua ajuda.
Obrigado,
Manu

BloQcs design by Bloc
SMF 2.0.15 | SMF © 2016, Simple Machines
Página criada em 0.073 segundos com 26 procedimentos.