RSS Facebook

Fórum de Segurança Alimentar do Portal HACCP

Notícias: Actualmente este fórum apenas está acessivel a utilizadores registados. Junta-te à nossa comunidade e efectua o teu registo!
Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Mensagens recentes

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
1
Dúvidas e Problemas / Re: Higienização de instalações
« Última mensagem por T.J em Novembro 18, 2017, 06:32:15 pm »
Quero desde já agradecer pelo ficheiro, ajudou bastante e esclareceu algumas dúvidas que tinha.
TJ
2
Dúvidas e Problemas / Re: Higienização de instalações
« Última mensagem por Joana STD em Novembro 13, 2017, 10:03:57 pm »
Ola
Temos no forum pessoas mais experientes que eu para responder, mas encontrei este manual que me ajudou a esclarecer algumas questões relacionadas com a higienização.
Não será suficiente, mas é uma ajuda

JR
3
Dúvidas e Problemas / Higienização de instalações
« Última mensagem por T.J em Novembro 04, 2017, 02:33:42 pm »
Boa tarde!
Apresento me desde já como novo membro do fórum. Chamo-me Tânia e sou técnica de qualidade num matadouro.
Neste momento estou com alguns problemas relativamente a higienização das nossas instalações.
Existe alguma legislação referente ao procedimento de higienização?
Qual é a obrigatoriedade de usar um desinfetante a base de quaternário de amónio em vez de um desinfetante clorado e qual a periodicidade?
Alguém me pode ajudar por favor?
Obrigada
4
Dúvidas e Problemas / Venda Ambulante Café
« Última mensagem por TomasJunqueiro em Setembro 30, 2017, 02:17:16 pm »
Boa tarde a todos,

Estou a modificar um veículo antigo para poder vender café e alguns bolos. A minha pergunta prende-se ao que preciso colocar para estar dentro da lei:
1) Não irei transformar alimentos, preciso de ter um lavatório com água?
2) A máquina de café poderá trabalhar a gás? É preciso alguma certificação? Qual?

Agradeço muito a vossa ajuda nestes tópicos que são determinantes para o início da atividade.
5
HACCP - Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo / Curso HACCP
« Última mensagem por PaulaMonte90 em Setembro 22, 2017, 11:27:41 am »
Olá a todos.

Será que me podem aconselhar uma entidade formadora com qualidade e prestigio para tirar um curso de HACCP na modalidade E-learning?
Já agora qual a vertentes que aconselham, por exemplo vi na CERTFORM dois cursos:
1) Higiene e Segurança Alimentar - HACCP - Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos e
2) Curso de Higiene e Segurança Alimentar - HACCP - Implementação e Auditorias.

Eu sou engenheira e gestora industrial e trabalho à 3 anos na industrial alimentar, gostaria de tirar uma formação que forma-se como técnica de HACCP possibilitando não só a elaboração do manual como a realização de auditorias.

Obrigada
6
HACCP - Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo / Re: Controlo de Pragas
« Última mensagem por Tecnico HSA em Setembro 05, 2017, 11:17:35 am »
Bom dia,
O controlo de pragas deve ser feito efetivamente por empresa devidamente certificada e autorizada. Os produtos utilizados devem ser aprovados e autorizados pela DGAV.

Cumprimentos
7
Boa tarde,
Será que alguém poderá ajudar na elaboração de um plano de HACCP na restauração não sedentária, uma vez que para mim esta situação é nova e estou a deparar-me com algumas dificuldades.

Cumprimentos
8
Geral / Certificado gás vs certificado estanquidade - Venda ambulante
« Última mensagem por sarladcar em Julho 04, 2017, 11:44:58 am »
Boa tarde colegas,

estou a implementar um sistema de haccp numa roulote com o CAE 56107, mas estou também a apoiar a pessoa com todos os requisitos legais.

No decorrer do processo, verifiquei que ele já tinha em seu poder, uma verificação e um certificado de estanquidade (algo que eu desconhecia existência), em vez de um certificado de inspecção de gás, que eu lhe tinha dito para pedir a uma empresa certificada para o efeito como previsto no DL 90/2010.

A empresa que lhe efetuou este serviço garante que em venda ambulante, só se pode garantir a estanquidade e não se aplica certificado de gás, com a placa de verificação.

Uma vez que não encontro a afirmação ou negação deste "facto" em nenhuma legislação, venho pedir a ajuda dos colegas, que já possam ter lidado com esta situação.

Obrigada desde já a todos
9
Dúvidas / Re: Facturação
« Última mensagem por Fernando Rocha em Junho 07, 2017, 10:29:09 am »
Não é ilegal, pelo motivo indicado... serve para corrigir ou verificar que os artigos emitidos no talão de controlo/consulta de mesa...

Claro está, se o cliente não pedir factura desse talão, acredite que este irá mesmo desaparecer do sistema. No entanto, este ano, foi implementado pelas Finanças, a obrigatoriedade de entregar / reportar a totalidade do teu stock/inventário!
10
Geral / Re: Venda e confeção de crepes em meio movel .
« Última mensagem por ADinis em Junho 06, 2017, 11:51:22 pm »
Sem certezas a 100% mas penso que o  licenciamento zero será sempre necessário.
O que difere é o tipo de licenciamento zero que vão pedir, no entanto devem sempre informar-se junto da câmara.
A venda ambulante  antes também tinha regras próprias.

Devem mesmo recorrer aos serviços do vosso municipio e informarem-se sobre o que é efectivamente necessário.
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
BloQcs design by Bloc
'SMF 2.0.9 | SMF © 2011, Simple Machines'
Página criada em 0.084 segundos com 16 procedimentos.