RSS Facebook

Fórum de Segurança Alimentar do Portal HACCP

Notícias: Este fórum pretende debater todos os problemas relacionados com a Segurança Alimentar. Faz parte da maior comunidade de Segurança Alimentar de Portugal....
Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Mostrar Mensagens

Mensagens | * Tópicos | Anexos

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.

Tópicos - joanamiranda

Páginas: 1
1
Geral / Transporte bebidas/produtos higienização
« em: Fevereiro 07, 2011, 11:31:34 am »
Olá a todos!

Precisava aqui de uma ajudinha.....

Surgiu na empresa uma nova oportunidade de negócio: uma parceria com uma empresa de produtos de higiene destinados ao Canal Horeca.

Uma vez que somos distribuidores de bebidas, temos esse mesmo mercado muito bem trabalhado e, como tal, segundo a prospecção efectuada, seria muito viável utilizar a nossa carteira de clientes para introduzir estes novos produtos.

No entanto surgem-me duas questões que me parecem bastante pertinente: armazenamento e transporte. O armazenamento seria relativamente fácil de solucionar, arranjando um área devidamente isolada/separada da área de armazenamento das bebidas.

Quanto a transporte, após leitura e análise da legislação fico com algumas dúvidas se será permitido o transporte em simultâneo (a ideia era: ao entregar a encomenda de bebidas, entregar também os produtos de higiene).

Segundo o Regulamento (CE) nº 852/2004, “As caixas de carga dos veículos e/ou contentores não devem transportar senão géneros alimentícios se desse transporte puder resultar qualquer contaminação.”.

No entanto, é também mencionado que “Sempre que os veículos e/ou os contentores forem utilizados para o transporte de outros produtos para além do de géneros alimentícios ou para o transporte simultâneo de diferentes géneros alimentícios, deverá existir, sempre que necessário, uma efectiva separação dos produtos.”

Uma vez que os produtos alimentares em questão são produtos não perecíveis (bebidas), no meu entender, e após leitura, penso que, desde que devidamente separadas pode-se efectuar este transporte em simultâneo (embora não seja aconselhável, é permitido).

Que me dizem?

Obrigada!

Cumprimentos

2
Geral / Diagnóstico de necessidade formação
« em: Maio 26, 2009, 10:33:17 am »
Olá malta!

Confesso que já há algum tempo não visitava o fórum...mas com 2 empregos, ou melhor, 2 trabalhos, torna-se às vezes complicado gerir o pouco tempo que sobra pois há muito TPC também para fazer :).

Tenho de fazer neste momento o diagnóstico de necessidades de formação da empresa. Para além de um inquérito aos trabalhadores e tratamento do mesmo que tipo de passos poderei dar. Alguém me pode dar um ajuda?

Qual a informação a colocar numa grelha de diagnóstico a fazer no final desta análise?

Obgda pela atenção. :)

Saudações Alimentares,

Joana Miranda

3
Geral / Material para balcão de apoio
« em: Abril 24, 2008, 09:14:51 am »
Olá pessoal.

Confesso q estou sem muito tempo para pesquisar, e por isso, enquanto faço essa mesma pesquisa coloco já aqui a minha dúvida na esperança de algum de vós me poder ajudar...de certeza q sim...até po ventura para muitos será uma dúvida básica.

Nas nossas novas instalações (trabalho numa empresa de distribuição de bebidas e produtos alimentares), na parte dos escritórios, vamos colocar um pequeno balcão de apoio numa zona em que teremos máquinas de vending para consumo dos colaboradores.

Qual será o material mais aconselhável para esse balcão??? As propostas que me entregaram são em granito, contudo o granito apresenta uma contrapartida para as caracteristicas exigidas na área alimentar...é absorvente segundo informação de uma das empresas fornecedoras.

Sei q o inox seria o ideal, mas o investimento não se justifica no meu ver, uma vez que não teremos qualquer tipo de confecção ou manipulação de alimentos.

Será somente uma pia (com a torneira não manual) para lavagem da pouca louça que se possa usar (essencialmente copos)e a bancada de apoio com uns armários para arrumação.

Saudaões Alimentares,

Joana Miranda

4
Geral / Prazo médio para consumos para além da data de validade
« em: Janeiro 09, 2008, 05:57:02 pm »
Olá pessoal.
Uma amiga que trabalha numa instituição ligou-me a pedir uma ajuda.
Eu ando a pesquisar a ver se encontro algo sobre isso mas talvez vocês também me possam ajudar.
Falando-se de produtos cuja data de validade expirou, qual será o tempo médio em quese possa ainda consumi-los??  Ela falou-me de massas, arroz...
Claro que não existirão tempos padrão mas talvez uma referência..
Entretanto vou continuando a tentar saber algo, mas se me poderem ajudar, agradeço imenso.
Saudações alimentares,

5
Geral / Testes de alcoolémia
« em: Novembro 15, 2007, 03:09:08 pm »
Boa tarde a todos!

Gostrava de vos colocar uma questão. Na empresa onde trabalho, deparamo-nos por vezes com problemas relativos ao consumo de álcool por parte de alguns colaboradores.

Gostariamos assim de efectuar diariamente testes de alcoolémia aleatórios, sendo a reiincidência de taxa superior a 0.5g/l causa justificativa de suspensão/despedimento.

Não me sabem informar se há alguma legislação a cumprir neste ambito ou se baste que esta exigência faça parte do Regulamento interna da empresa? Trtam-se essencialmente de qequipas de distribuição e comercais.

Saudações Alimentares

6
Geral / HACCP ou Autocontrolo
« em: Novembro 13, 2007, 04:02:20 pm »
Olá Pessoal!!

Depois de uma conversa com uma colega da mesma área, mas com mais experiencia que eu  ::) acabou por me surgir uma dúvida...

Segundo o Regulmento 852/2004 é obrigatória a implementação de uma Sistema HACCP a qualquer organização que opere na cadeia alimentar ou, em casos especificos, devido à flexibilidade do Regulamento, é possivel apenas a implementação de um Sistema de Autocontrolo???

Na minha opinião seria o primeiro caso...mas após o "pequeno debate" que tivemos surgiu a dúvida...

Qual a Vossa opinião??

Saudações Alimentares,

Joana Miranda

7
Pessoal aqui vai mais um seminário que se vai realizar na ESTG em Viana do Castelo:

"Exmos. Senhores

A UMA é um Laboratório de Ensaios com Acreditação IPAC nº L0359. No âmbito da Acreditação, possui ensaios Acreditados na área da microbiologia de águas e microbiologia de alimentos. É uma unidade integrada e pertencente à Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que assume como actividade principal a prestação de serviços analíticos na área de microbiologia desenvolvendo toda a sua actividade numa óptica de responsabilidade social e utilidade pública.

No dia 7 de Dezembro do corrente ano, a UMA, vai realizar as suas II Jornadas da UMA, intituladas “Prevenção de Riscos Alimentares”.

As inscrições para estas jornadas deverão ser formalizadas até dia 30 de Novembro através do envio do boletim de inscrição que se encontra em anexo."

Saudações Alimentares
Joana Miranda

8
Legislação / Legislação empresas consultoria
« em: Outubro 29, 2007, 11:55:28 am »
Olá pessoal...

Duas duvidazinhas q vos queria colocar...certamente algum de voc~es me poderá dar uma ajudazinha...

1ª - Qual a legislação aplicável às empresas de consultoria em higiene e segurança alimentar? (já tenho alguma mas assim poderia confirmar convosco  ;))

2ª - existe a possibilidade de dentro duma empresa que possui um CAE de distribuição por grosso de bebidas e produtos alimentares abrir um outro departamento (nomeadamente de consultoria). o q seria necessário para tal a nível burocrático?  o objectivo seria aproveitar a vasta carteira de clientes q esta empresa já possui assim como o peso q apresenta no mercado da zona onde opera.

Peço desculpa pela maçada  ::)

Saudações alimentares a todos!!!

9
Geral / Cursos de manipulador de carnes na zona norte
« em: Junho 18, 2007, 04:45:21 pm »
Boa tarde.

Em nome de uma recente utilizadora, pat, coloco aqui este tópico.

Alguém tem informação sobre a existência de cursos de manipuladores de carnes - no âmbito do HACCP - preferencialmente na zona Norte do país?

Cumprimentos,

Joana Miranda

10
Geral / Fichas técnicas
« em: Maio 11, 2007, 08:49:49 am »
Bom dia a todos!!

Bem...vou colocar aqui uma dúvida que me surgiu já há algum tempo....

Neste momento estou a dar inicio à execução das fichas técnicas dos produtos comercializados pela minha empresa. Surgiu-me então uma questão que já a tenho colocado a alguns colegas.

Na minha empresa o produto chega já paletizado de todos os fornecedores (comercializamos essencialmente bebidas). Nós apenas distribuimos para o comércio a retalho.

Como tal, para efectuar as fichas técnicas pensei em utilizar a informação proveniente das fichas técnicas dos fornecedores (Como por exemplo, para os vinhos: designação, castas, vinificação, estagio, produtor, enólogo, caracteristicas quimicas, caracteristicas organolépticas....etc), colocando uma notra nas nossas fichas técnicas onde tal fosse mencionado (que a informação da presente ficha tinha sido obtida através das fichas técnicas dos fornecedores).

Não estava a pensar colocar dados sobre sobre embalamento e empaletamento, tais como nº. de caixas por palete, altura da palete já cheia, peso bruto...uma vez que nós apenas recebemos dessa forma, mas na distribuição nunca o fazemos assim, mas sim, como devem imaginar, em quantidades muito menores, uma vez que as encomendas são divididas por cliente.

Gostava que me dessem a vossa opinião sobre este assunto e que se eu estiver a pensar mal me digam...

Desde já, obrigada a todos.

Cumprimentos,

Joana

11
Legislação / Exigência de análises à água
« em: Abril 30, 2007, 01:50:54 pm »
Boa tarde a todos,

queria colocar-vos aqui uma questão, uma vez que estou com algumas dúvidas neste campo...

a empresa de armazenamento e distribuição de bebidas e produtos alimentares onde trabalho está numa fase de mudança de novas instalações...ao nivel da água, que é apenas utilizada para higienização dos operadores e das instalações e equipamentos, para além de termos água da companhia também temos a possibilidade de utilizar água proveniente de um poço de utilização particular. Como tal, é obrigatório efectuar análises periódicas dessa mesma água? Ou bastará apenas uma análise inicial?  ???

Cumprimentos,


12
Olá a todos!!!

Encontro-me neste momento em estágio numa empresa de armazenamento e distribuição de bebidas e produtos alimentares (apenas produtos de armazenamento à temperatrura ambiente, tais como arroz e açucar).

O principal objectivo neste momento consiste na implementação de um sistema HACCP na empresa e como tal, gostaria de partilhar ideias, tendo em conta que a maior parte de todos vocês têm uma vasta experiencia (certamente maior q a minha, q sou uma novata  ::))

Encontro-me paralelamente em fase de estabelecimento dos pré-requistos necessários à empresa para a certificação pela ISO 22000:2005.


Cumprimentos a todos!!!!

Joana Miranda

Páginas: 1
BloQcs design by Bloc
'SMF 2.0.9 | SMF © 2011, Simple Machines'
Página criada em 0.089 segundos com 23 procedimentos.