RSS Facebook

Fórum de Segurança Alimentar do Portal HACCP

Notícias: Bem vindo ao Fórum HACCP!
Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Mostrar Mensagens

* Mensagens | Tópicos | Anexos

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.

Mensagens - joanamiranda

Páginas: 1 2 3 4 »
1
Geral / Re: Controlo temperaturas na recepção das matérias primas
« em: Fevereiro 16, 2011, 11:29:43 am »
O problema poderá colocar-se no comprovativo dos LOTES associados ao fornecimento, que obrigatóriamente deveriam aparecer na factura, mas muitos fornecedores ainda não o fazem.
Cumprimentos

É obrigatório colocar os lotes na factura? Não poderá ser um anexo à mesma? A maior parte dos meus fornecedores (grandes empresas) não mencionam lotes nas facturas. Nós próprios (distribuidores de bebidas) ainda não o fazemos por que estamos a escoar o papel de factura que ainda tínhamos em stock.

2
Geral / Re: Transporte bebidas/produtos higienização
« em: Fevereiro 16, 2011, 10:57:44 am »
Obrigada pela ajuda!

É isso que vou fazer...contactar a ASAE.

3
Geral / Transporte bebidas/produtos higienização
« em: Fevereiro 07, 2011, 11:31:34 am »
Olá a todos!

Precisava aqui de uma ajudinha.....

Surgiu na empresa uma nova oportunidade de negócio: uma parceria com uma empresa de produtos de higiene destinados ao Canal Horeca.

Uma vez que somos distribuidores de bebidas, temos esse mesmo mercado muito bem trabalhado e, como tal, segundo a prospecção efectuada, seria muito viável utilizar a nossa carteira de clientes para introduzir estes novos produtos.

No entanto surgem-me duas questões que me parecem bastante pertinente: armazenamento e transporte. O armazenamento seria relativamente fácil de solucionar, arranjando um área devidamente isolada/separada da área de armazenamento das bebidas.

Quanto a transporte, após leitura e análise da legislação fico com algumas dúvidas se será permitido o transporte em simultâneo (a ideia era: ao entregar a encomenda de bebidas, entregar também os produtos de higiene).

Segundo o Regulamento (CE) nº 852/2004, “As caixas de carga dos veículos e/ou contentores não devem transportar senão géneros alimentícios se desse transporte puder resultar qualquer contaminação.”.

No entanto, é também mencionado que “Sempre que os veículos e/ou os contentores forem utilizados para o transporte de outros produtos para além do de géneros alimentícios ou para o transporte simultâneo de diferentes géneros alimentícios, deverá existir, sempre que necessário, uma efectiva separação dos produtos.”

Uma vez que os produtos alimentares em questão são produtos não perecíveis (bebidas), no meu entender, e após leitura, penso que, desde que devidamente separadas pode-se efectuar este transporte em simultâneo (embora não seja aconselhável, é permitido).

Que me dizem?

Obrigada!

Cumprimentos

4
Geral / Re: Diagnóstico de necessidade formação
« em: Maio 27, 2009, 05:13:22 pm »
Ricardo,

Obrigadíssima pelas dicas!

Saudações alimentares

5
Geral / Diagnóstico de necessidade formação
« em: Maio 26, 2009, 10:33:17 am »
Olá malta!

Confesso que já há algum tempo não visitava o fórum...mas com 2 empregos, ou melhor, 2 trabalhos, torna-se às vezes complicado gerir o pouco tempo que sobra pois há muito TPC também para fazer :).

Tenho de fazer neste momento o diagnóstico de necessidades de formação da empresa. Para além de um inquérito aos trabalhadores e tratamento do mesmo que tipo de passos poderei dar. Alguém me pode dar um ajuda?

Qual a informação a colocar numa grelha de diagnóstico a fazer no final desta análise?

Obgda pela atenção. :)

Saudações Alimentares,

Joana Miranda

6
Legislação / Re: "Enfarta-brutos" e "mata-fomes"!
« em: Agosto 05, 2008, 02:59:08 pm »
é muito comum encontram esse tipo de produto por aqui...na minha opinião não terá qualquer impeditivo para a sua confecção, desde q sejam cumpridos todos os requisitos de segurança alimentar e o alimento seja seguro para o consumidor.

7
Eu percebi q tinha sido copypaste, até porque já tinha lido a noticia.

e é bem verdade q essa praia....embora seja uma das mais frequentadas...bem, como poveira não posso fazer má publicidade :)


8
ai ai ai "Póvoa do Varzim" ... nahhhhhh

É Póvoa de Varzim!!! :D:D

É q sou poveirinha de gema e não podia deixar este erro tão comum passar em branco :D

bjinhos a todos

9
Geral / Re: Análises à água do furo
« em: Maio 20, 2008, 02:08:42 pm »
Olá pessoal.

Aproveitando este tópico...será q me podem dar uma ajudinha??

Segundo a subalinea ii), alinea b) do artigo 2º do Decreto-Lei nº. 306/2007, relativo à água para consumo humano, quando a água não afecta a salubridade do género alimenticio na sua forma acabada não há qualquer problema de água não própria para consumo humano certo?? É q tenho alguma dúvidas na interpretação desta alinea  ::)

É que na minha empresa (armazenamento e distribuição de bebidas e produtos alimentares) apenas utilizamos a água para higiene pessoal e das instalações. As instalações são novas, ainda não estamos lá a operar, contudo, vou ainda esta semana ou na próxima, fazer uma recolha da nossa água (proveniente de um poço) para efectuar análises quimicas e microbiológicos, e desde já desconfio que não cumpre com determinados parâmetros, nomeadamente o teor de ferro.

De qualquer dos modos penso que seja vantajoso (embora segundo a alinea que mencionei anteriormente fique na dúvida de ser obrigatório) fazer o tratamento que se verifique necessário para que a água seja própria para consumo humano.

Q me dizem vocês??

Saudações alimentares e desde já, gracias ;)

10
Geral / Material para balcão de apoio
« em: Abril 24, 2008, 09:14:51 am »
Olá pessoal.

Confesso q estou sem muito tempo para pesquisar, e por isso, enquanto faço essa mesma pesquisa coloco já aqui a minha dúvida na esperança de algum de vós me poder ajudar...de certeza q sim...até po ventura para muitos será uma dúvida básica.

Nas nossas novas instalações (trabalho numa empresa de distribuição de bebidas e produtos alimentares), na parte dos escritórios, vamos colocar um pequeno balcão de apoio numa zona em que teremos máquinas de vending para consumo dos colaboradores.

Qual será o material mais aconselhável para esse balcão??? As propostas que me entregaram são em granito, contudo o granito apresenta uma contrapartida para as caracteristicas exigidas na área alimentar...é absorvente segundo informação de uma das empresas fornecedoras.

Sei q o inox seria o ideal, mas o investimento não se justifica no meu ver, uma vez que não teremos qualquer tipo de confecção ou manipulação de alimentos.

Será somente uma pia (com a torneira não manual) para lavagem da pouca louça que se possa usar (essencialmente copos)e a bancada de apoio com uns armários para arrumação.

Saudaões Alimentares,

Joana Miranda

11
Geral / Re: Prazo médio para consumos para além da data de validade
« em: Janeiro 11, 2008, 04:39:42 pm »
Um facto que tinha esquecido de mencionar...a diferença entre a data de durabilidade minima e a data de validade!! OBRIGADISSIMA pela ajuda D.G.!

Saudações Alimentares

12
Geral / Re: Prazo médio para consumos para além da data de validade
« em: Janeiro 11, 2008, 11:15:15 am »
Foi exactamente o q aconselhei à minha amiga. Disse que não existem, pelo menos q eu tenha conhecimento, valores de referência e para ela ter bastante atenção com os produtos que as pessoas da instituição (no caso, são idosos) consumam fora de prazo. Eles só fazem isto porque como instituição que são, vivem de doações e muitas vezes certos produtos como nós sabemos estão já muito próximos do prazo de validade e por isso mesmo são doados a estas instituições.

Saudações Alimentares

13
Aqui vai mais um site que na minha opinião é bastante útil!!!

http://www.fsai.ie/publications/index.asp

14
Geral / Prazo médio para consumos para além da data de validade
« em: Janeiro 09, 2008, 05:57:02 pm »
Olá pessoal.
Uma amiga que trabalha numa instituição ligou-me a pedir uma ajuda.
Eu ando a pesquisar a ver se encontro algo sobre isso mas talvez vocês também me possam ajudar.
Falando-se de produtos cuja data de validade expirou, qual será o tempo médio em quese possa ainda consumi-los??  Ela falou-me de massas, arroz...
Claro que não existirão tempos padrão mas talvez uma referência..
Entretanto vou continuando a tentar saber algo, mas se me poderem ajudar, agradeço imenso.
Saudações alimentares,

15
Geral / Re: Testes de alcoolémia
« em: Dezembro 04, 2007, 04:39:27 pm »
Neste momento ainda estamos a preparar o Regulamento Interno da empresa, uma vez que até ao momento não havia um Reglamento Interno documentado.

No entanto já fizemos passar a circular por todos os trabalho, assinando todos eles em como tomaram conhecimento.

Sendo assim, gostavamos de começar desde já a aplicar esta medida.

Sera então possivel? Não estamos a infringir nada certo?

Ou só quando tivermos concluido o Regulamento Interno é q isso é possivel?

Peço desculpa pela maçada.

Saudações Alimentares

Páginas: 1 2 3 4 »
BloQcs design by Bloc
'SMF 2.0.9 | SMF © 2011, Simple Machines'
Página criada em 0.083 segundos com 24 procedimentos.