Fórum de Segurança Alimentar do Portal HACCP
Maio 19, 2012, 09:32:09 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Este fórum pretende debater todos os problemas relacionados com a Segurança Alimentar. Faz parte da maior comunidade de Segurança Alimentar de Portugal....

Início Ajuda Pesquisa Calendário Entrar Registe-se   *

Subscreve o RSS Feed do Fórum e recebe diariamente todas as novidades no teu email:

Faça uma doação ao Portal HACCP. Ajude-nos a manter este fórum activo. Qualquer ajuda é bem vinda!
Páginas: 1   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fabrico de bolos  (Lida 1410 vezes)
vlts
Novato
*

Ver Perfil
« em: Dezembro 09, 2010, 05:01:57 »

Boa tarde, pretendo abrir um espaço onde é fabricado bolos artisticos, de aniversário, baptizado etc.... ñ é uma pastelaria, a produção ñ é em massa, que tipo de materiais equipamentos são permitidos?
A cozinha tem de ser obrigatóriamente em inox? ou pode ser pedra? E os armários por baixo da bancada?

Obrigada desde já
Registado
Ricardo
Super Membro

Ver Perfil
« Responder #1 em: Dezembro 09, 2010, 06:30:08 »

Boa tarde, pretendo abrir um espaço onde é fabricado bolos artisticos, de aniversário, baptizado etc.... ñ é uma pastelaria, a produção ñ é em massa, que tipo de materiais equipamentos são permitidos?
A cozinha tem de ser obrigatóriamente em inox? ou pode ser pedra? E os armários por baixo da bancada?

Obrigada desde já

Boa tarde e seja bem-vindo.

O tipo de materias que terá de utilizar nas suas instalações passam sempre por cumprir as seguintes características:

- Impermeáveis;
- Resistentes;
- Facilmente higienizáveis.

Daí que o inox e o plásticos (PVC's e afins) sejam os mais indicados. As pedras criam fracturas mais facilmente e são de mais difícil higienização.

Os armários deverão ser fechados, com portas de correr normalmente.

Se pretende abrir um espaço, convém informa-se sobre as exigências em termos de licenciamento. Poderá encontrar isso no site da ASAE, na secção da legislação. Ou então, deslocar-se à delegação da Direcção-Geral de Saúde mais próxima ou Câmara Municipal da sua área, pois são as entidades que controlam o licenciamento.

Se tiver uma instalação eléctrica acima dos 50 kVa, aí já entra no âmbito industrial e as coisas piam mais fino, com a DGV e o Ministério da Economia a entrarem ao barulho.

Mas o melhor que lhe aconselho é ir mesmo à Câmara Municipal, que eles informam de tudo.
Registado

In the jungle of the HASSIP!!!
vlts
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 em: Dezembro 13, 2010, 11:02:51 »

Obrigada Ricardo,
A potência eléctrica será abaixo dos 50kVa, serei só eu como trabalhadora.
É que disseram-me que como será um fabrico local, ñ exigem tantas coisas como se fosse uma industria.
E eu pretendia saber isso dos materiais. Conheço casos que usaram cozinhas IKEA e que ñ tiveram problemas pq tb são de facil limpeza...
Apesar de considerar que fica mais em conta tb quero ter tudo "legal", mas pediram-me valores muito elevados para material em Inox, que eu ñ consigo pagar e que para uma produção tão pequena nunca conseguiria. Embaraçado
Registado
Ricardo
Super Membro

Ver Perfil
« Responder #3 em: Dezembro 13, 2010, 02:24:41 »

Obrigada Ricardo,
A potência eléctrica será abaixo dos 50kVa, serei só eu como trabalhadora.
É que disseram-me que como será um fabrico local, ñ exigem tantas coisas como se fosse uma industria.
E eu pretendia saber isso dos materiais. Conheço casos que usaram cozinhas IKEA e que ñ tiveram problemas pq tb são de facil limpeza...
Apesar de considerar que fica mais em conta tb quero ter tudo "legal", mas pediram-me valores muito elevados para material em Inox, que eu ñ consigo pagar e que para uma produção tão pequena nunca conseguiria. Embaraçado

Siga o meu conselho e dirija-se à sua Câmara Municipal. O licenciamento passa por eles e são a entidade indicada para lhe prestar as devidas informações.
Registado

Cláudia
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 16, 2010, 11:41:51 »

Se tiver uma instalação eléctrica acima dos 50 kVa, aí já entra no âmbito industrial e as coisas piam mais fino, com a DGV e o Ministério da Economia a entrarem ao barulho.

Eu sei que assim o é mas este valor de 50kva ou cinco trabalhadores parece-me muito baixo, não acha?

Eu penso que tenho uma empresa que não estará devidamente licenciada :s Poderá dizer-me o piar fino?
Registado
Borges
Membro Junior
**

Ver Perfil
« Responder #5 em: Dezembro 16, 2010, 07:15:19 »

Boas!
Tal como o Ricardo disse consulte a Câmara Municipal... Apesar de ser pequeno precisará sempre das devidas autorizações camararias para laborar...
Ou então pode contratar os serviços de alguma empresa externa de Higiene Alimentar... Pois para além das condições fisicas, equipamentos e etc, há um sem número de registos que são necessários efectuar e não só... Rastreabilidade e etc...
Bom trabalho a todos!
Registado
Ricardo
Super Membro

Ver Perfil
« Responder #6 em: Dezembro 16, 2010, 11:21:26 »

Boas!
Tal como o Ricardo disse consulte a Câmara Municipal... Apesar de ser pequeno precisará sempre das devidas autorizações camararias para laborar...
Ou então pode contratar os serviços de alguma empresa externa de Higiene Alimentar... Pois para além das condições fisicas, equipamentos e etc, há um sem número de registos que são necessários efectuar e não só... Rastreabilidade e etc...
Bom trabalho a todos!

Pois, todas as empresas da área alimentar devem ter aplicados os 7 princípios do HACCP, assim como os Pré-Requisitos previstos por lei.

Aí pode ter uma empresa externa na área da Segurança Alimentar ou um técnico com formação adequada.

Se precisar de ajuda acho que tem aqui no Fórum, muitos bons técnicos por onde escolher.
Registado

Páginas: 1   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: