Venho-vos pedir uma ajuda, um direccionamento na minha pesquisa:
Após uma inspecção realizada pela DGV, a inspectora informou-me que podía retirar as análises às dioxinas pq elas acumulavam-se em pescados que estão muito tempo na água, o que não é o caso do peixe pequeno (cavala, sardinha). Esse problema podería-se colocar no caso do atum, por ser um peixe maior, no entanto a inspectora justificou-me que as dioxinas se acumulam no fígado dos animais, e como nós utilizamos os lombos do atum e não os fígados, poderia retirar estas análises do plano de controlo de qualidade.
Isto é saber de boca... e agora estudos científicos... alguém me pode ajudar?
Existe um parecer da EFSA que indica:
"Em geral, as directrizes nutricionais que se referem ao consumo de peixe não conduzem à ingestão de dioxinas e de polifenilos policlorados do tipo das dioxinas (DL-PCB) em níveis que causem preocupações quanto à segurança, com a excepção de peixes gordos capturados no mar Báltico (por exemplo, arenque e salmão), em relação aos quais os dados disponíveis quanto aos níveis de contaminantes suportam as recomendações mais específicas emitidas pelas autoridades suecas e finlandesas para a segurança dos alimentos."
que se pode ler em:
www.efsa.eu.int/science/contam/contam_opinions/1007_en.htmlObrigado.