Fórum de Segurança Alimentar do Portal HACCP
Maio 19, 2012, 08:48:51 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Actualmente este fórum apenas está acessivel a utilizadores registados. Junta-te à nossa comunidade e efectua o teu registo!

Início Ajuda Pesquisa Calendário Entrar Registe-se   *

Subscreve o RSS Feed do Fórum e recebe diariamente todas as novidades no teu email:

Faça uma doação ao Portal HACCP. Ajude-nos a manter este fórum activo. Qualquer ajuda é bem vinda!
Páginas: 1   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: REPÓRTER TVI - 12 SET 11 - O VENENO NOSSO DE CADA DIA - REPORTAGEM  (Lida 354 vezes)
Ricardo
Super Membro

Ver Perfil
« em: Setembro 13, 2011, 11:13:28 »

http://www.tvi.iol.pt/mediacenter.html?mul_id=13481511&load=1&pos=1

Uma reportagem sobre perigos alimentares. Químicos...
Registado

In the jungle of the HASSIP!!!
Fernando Rocha
Super Membro

Ver Perfil
« Responder #1 em: Setembro 16, 2011, 12:07:06 »

Vi a reportagem 2 vezes, na TVI e na TVI 24...

Alguns valores apresentados em termos de fitofármacos não me chocou, tenho algumas análises feitas a alfaces, salsa e tomates... em relação aos outros fiquei  Chocado

As conclusões que eles tiraram relativamente a explorações que usavam produtos banidos por legislação, foram as mesmas que eu; os sacanas levaram apenas uma amostra de coima. Se fosse o Zé povinho era fechada e sei lá mais o quê...

Mas o país que temos e o povinho que temos, enfim
Registado

Rastreabilidade não é um palavrão! É uma dor de cabeça para todos!
safety
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 em: Setembro 16, 2011, 04:26:07 »

Olá,

Obrigada pelo tópico, não dei conta da reportagem na televisão, mas já vi entretanto.

Na minha opinião, e da experiência que tenho, achei a listagem de todos aqueles resíduos de prod. fitofarmacêuticos um pouco "sensacionalista". Explico: Não duvido que que lá existam, (da minha experiência, nem existem tantos excessos assim - legislação não cumprida) o que acho é que para leigos como são na grande maioria os espectadores da televisão, não foi claramente diferenciado, que muitos deles são permitidos por lei, incluindo na produção integrada (um pouco mais restritiva) e que, se alguns embora permitidos, estavam acima do LMR (limite maximo de resíduos), os que não ultrapassavam são produtos de utilização corrente e frequente e que estavam de acordo com os LMR.
Gostei da "ténue" ênfase que foi dada no final, ao facto de que o que é importante reter, é que sendo muitos destes químicos (e muitos outros por migração de embalagens) frequentes na generalidade dos produtos à disposição no mercado (excepto de agricultura biológica) e que é a sua acumulação no nosso organismo que é muito prejudicial, ou seja, mesmo consumindo produtos que cumprem as obrigações legais nesta matéria, ainda assim, eles continuam a ser prejudiciais pela via da acumulação no organismo.
Registado
Ricardo
Super Membro

Ver Perfil
« Responder #3 em: Setembro 16, 2011, 08:35:32 »

Muitas vezes estas reportagens têm poucas bases científicas e mais intenções políticas.

É óbvio que no caso do IC19, os valores foram apresentados são expectáveis, pela sua localização e poluição que apanham do tráfego citadino. Agora, na zona do Litoral Alentejano, já tenho mais dúvidas.

Não porque eles não coloquem fitofármacos ou faça tratamentos químicos aos produtos, isso é inegável. A questão é que 90% da produção daquela zona, sejam morangos, hortícolas ou outros, são para exportação. Exportação para Inglaterra, Suécia e outros países nórdicos. Países com controlos muito mais apertados que os nossos. Além de que são empresas estrangeiras, com outra cultura e menos "chico-espertismo".

Neste momento está a ser discutido o novo Plano de Ordenamento do Parque Natural do Litoral Alentejano. Se repararem, as explorações agrícolas foram filmadas de longe e não acredito que tivessem tentado falar com alguém responsável pelas explorações que por lá aparecem. E os interesses imobiliários querem construir um aldeamento turístico naquela zona. Na mesma zona, onde há alguns anos o Sr. Russell queria enganar (e enganou, porque levou muitos subsídos!) o Sr. Silva e construir uma enorme quantidade de vivendas.

Podem dizer que isso vai empregar muita gente. É verdade! Mas também vos digo (e com conhecimento de causa, porque trabalhei lá!) que no pico da produção cada herdade daquelas emprega mais de 300 pessoas.

Portanto, nem sempre o que parece à primeira vista é a realidade das coisas...
Registado

In the jungle of the HASSIP!!!
Páginas: 1   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: