RSS Facebook

Fórum de Segurança Alimentar do Portal HACCP

Notícias: Bem vindo ao Fórum HACCP!
Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Autor Tópico: Produtos de higienização?  (Lida 17933 vezes)

Offline Ricardo

• Super Membro
  • Reputação: 19
    • Ver Perfil
Produtos de higienização?
« em: Abril 18, 2007, 08:22:14 pm »
Boa noite,

A minha dúvida prende-se com a utilização de produtos de higienização que contêm amoníaco e a famosa lixívia.

Existem lixívias que possuem fichas técnicas, que indicam 2,5% de cloro. Essas podem ser usadas na área alimentar? Eu sei que existe interpretações diferentes por parte da ASAE e de outras entidades. Até porque a lixívia é um dos melhores desinfectantes que existem.

Quanto ao amoníaco, já me informaram que poderá ser utilizado amoníaco quaternário.

Qual a vossa opinião e experiências?
In the jungle of the HASSIP!!!

Offline kita

• Novato
  • *
  • Reputação: 0
    • Ver Perfil
Re: Produtos de higienização?
« Responder #1 em: Abril 19, 2007, 08:30:13 am »

Bom dia,

Antes de mais quero dizer que um detergente deverá vir "equipado" não só de ficha técnica mas também com ficha de segurança (ficha mais importante, na minha opinião).

Relativamente ao uso da chamada "lixívia comercial", eu não recomendo o seu uso em áreas alimentares (por ventura poderá ser utilizada em zona exteriores envolventes ou situação similar), por seu um produto que devido às suas características é pouco estável, podendo perder o ser poder de desinfecção. Para as áreas alimentares recomendo a utilização ou de hipoclorito concentrado (subentenda-se lixívia com uma elevada concentração de cloro) que deverá ser diluído pelo utilizador até à concentração desejada ou a utilização de pastilhas de cloro que deverão ser dissolvidas pelo utilizador, também, até à concentração desejada. Eu aconcelho um destes dois tipos de produtos porque quer o hipoclorito concentrado (é um líquido mas bastante concentrado) quer as pastilhas são produtos bastante mais estáveis, dando a possibilidade de ter uma maior certeza da concentração que se está a utilizar neste tipo de produtos e por concequência, certeza de desinfecção.

Em termos económicos, qualquer um dos concentrados será sempre muito mais caro que a "lixívia comercial", mas aqui deverá ser efectuada uma avaliação ao custo do litro diluído e à rentabilidade (nº de litros de produto diluído) que se poderá obter dos concentrados (da minha experiência posso dizer que a utilização da "lixívia comercial" é mais descontrolada, enquanto que se se informar os utilizadores que em xx dias só poderão utilizar xx litros de solução "porque o produto é carooooo" (sensibilização pelo "exagero"), as pessoas tendem a fazer um uso mais racional e controlado)

Relativamente à questão do amoníaco não te consigo responder (novidade para mim), eu apenas recomendo a não utilização de produtos com amoníaco, mas tentarei informar-me relativamente ao amoníaco quaternário.

Espero ter ajudado

Saudações

Offline Joana

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Abril 19, 2007, 08:52:00 am »
Bom dia!

Concordo com o que a Kita diz.

Relativamente ao amoníaco também sou da mesma opinião, aconselho a sua não utilização nas áreas de manipulação/ confecção/ armazenamento...

Offline Odete Cunha

• Membro Total
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Abril 19, 2007, 09:28:59 am »
Bom dia!!

Também concordo com o que foi dito.

Estive a substituir todos os produtos de limpeza utilizados nas minhas cozinhas e deparei-me com um grande problema " O branqueamento"!!!

A desinfecção foi pacífica, assim como tudo o resto. Contudo o branqueamento foi e está a ser a minha luta!

Branquear as tábuas de corte, as bacias, e tudo o resto... Experimentamos uma série de produtos concentrados em hipoclorito e sinceramente o resultado final não teve um balanço positivo. Além destes produtos saírem extremamente caros, não verifiquei melhorias.
Concordo que as concentrações são mais elevadas e portanto as quantidades gastas são menores, por isso e claramente leva-nos à poupança. Contudo estamos a falar de pessoas com hábitos de muitos anos, com vidas diárias e tarefas diárias paralelas. Todas as pessoas que nos tem "passado pelas mãos" tem muita dificuldade em "gastar menos porque é mais concentrado". ou melhor fazem-no à minha frente e por trás estão sempre a furar o sistema...

O que alguém me disse, e que eu estou a tentar seguir era fazer um "branqueamento barrela". Ou seja agendar 1/2 vezes por semana para branquear tudo o que necessitasse ser branqueado, após a confecção das refeições e no final do dia. Com a cozinha livre de alimentos, pegar em todos esses utensílios e colocá.los numa pia grande. Lavar normalmente com a "lixívia". Após este branquemaneto passar tudo abundantemente por água e posteriormente desinfectar com solução apropriada todos os equipamentos.

Garanto-vos que já experimentei tudo, e só isto é que começa a funcionar.

Fica a minha sugestão!
Odete Cunha

Offline Fernando Rocha

• Super Membro
  • Reputação: 12
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Abril 19, 2007, 10:11:18 am »
Boas! Um bom tema, sim senhor! Bem, agora as minhas dúvidas "estúpidas"?!?! A líxivia que voçês usam, é a "comercial" ou a concentrada para branqueamento? Eu pessoalmente só uso a "comercial" numa percentagem de 10%... outras vezes, 100%  :o... para branqueamento forçado!! Não sei, já agora o que me recomendam adquirir na concentrada...? Obrigado!
Rastreabilidade não é um palavrão! É uma dor de cabeça para todos!

Offline Odete Cunha

• Membro Total
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Abril 19, 2007, 10:46:33 am »
Essa é a minha nova luta! Arranjar as fichas de segurança e as fichas técnicas da lixívia comercial! Raramente alguém sabe a concentração que lá está!

Eu ainda ando com a lixivia doméstica às costas,  :-X sem qualquer ficha que me garanta a sua segurança!

Esse sim está a ser um sério problema.  ???

Já agora se alguém souber quem forneça isto direitinho,, pode sempre dar-me uma ajuda para o meu e-mail (para evitar a publicidade)  :-\
Odete Cunha

Offline Columbium

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Abril 19, 2007, 12:22:45 pm »
Só queria acrescentar um pormenor ao referido...a concentração de uma solução de hipoclorito usado na área alimentar não pode exceder os 200 ppm, as líxivias comerciais não deverão ser usadas, porque desconhecemos a sua concentração, e provavelmente já é demasiado baixa para o uso pretendido...A solução deve ser sempre preparada imediatamente antes do uso e não ficar armazenada muito tempo.

Quanto aos Quaternários de Amónio podem ser usados, desde que se efectue o seu enxaguamento, como é óbivo. A propósito, todos os produtos químicos necessitam de enxaguamento, mesmo aqueles que têm uma base alcoólica e se evaporam...há sempre resíduos químicos presentes...

Eu aconselho sempre a eliminação de produtos com cheiro intenso (não é fácil), pois "mascaram" a suposta limpeza, eliminando o cheiro dos resíduos, que podem continuar lá.

Continuação

Offline Odete Cunha

• Membro Total
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Abril 19, 2007, 02:10:34 pm »
Só queria acrescentar um pormenor ao referido...a concentração de uma solução de hipoclorito usado na área alimentar não pode exceder os 200 ppm, as líxivias comerciais não deverão ser usadas, porque desconhecemos a sua concentração, e provavelmente já é demasiado baixa para o uso pretendido...A solução deve ser sempre preparada imediatamente antes do uso e não ficar armazenada muito tempo.

Quanto aos Quaternários de Amónio podem ser usados, desde que se efectue o seu enxaguamento, como é óbivo. A propósito, todos os produtos químicos necessitam de enxaguamento, mesmo aqueles que têm uma base alcoólica e se evaporam...há sempre resíduos químicos presentes...

Eu aconselho sempre a eliminação de produtos com cheiro intenso (não é fácil), pois "mascaram" a suposta limpeza, eliminando o cheiro dos resíduos, que podem continuar lá.

Continuação

Posso perguntar qual a legislação que refere a concentração máxima de 200 ppm??
Desconheço este valor e nunca ouvi falar de nada que referisse as concentrações (embora concorde que devam existir limites)
A lixívia comercial só não deve ser usada se o fim for a desinfecção. Aí sim, a concentração é realmente importante. Contudo no branqueamento julgo que isto não é importante, até porque o maximo que nos pode acontecer é que não consigamos o efeito pretendido - que é o de branquear.
Para a desinfecção existem já produtos bastante bons no mercado.

Quanto ao enxaguamento concordo! Este deverá sempre existir!
Odete Cunha

Offline basi

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Abril 19, 2007, 02:13:21 pm »
Boa tarde,

Trabalho numa indústria de produtos químicos e sou consultora alimentar.
Queria só informar que nós comercializámos lixívia com ficha técnica e ficha de segurança. Sei que a concentração de hipoclorito não pode ultrapassar os 200 ppm, mas não sei qual a concentração mais indicada e se tem que obedecer a outros requisitos. Se alguém me souber informar, podemos melhorar aqui na empresa, visto termos laboratório. Por isso se alguém for da zona norte e tiver interesse... Aproveito para fazer publicidade ;o) Qualquer tipo de produto químico que necessitem para a área alimentar, nós comercializámos, e tem tudo ficha técnica e de segurança.

Cumprimentos

Bárbara

Offline basi

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Abril 19, 2007, 02:18:22 pm »
Ah, e estava a falar da lexívia como desinfectante, mas concordo com a Odete, hoje em dia já há muitos produtos desinfectantes bons, podem ser mais caros mas são mais fiáveis...

Offline Ricardo

• Super Membro
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Abril 19, 2007, 05:23:59 pm »
A lixívia em questão tem ficha técnica e de segurança. Daí a minha dúvida.

Com ficha de segurança já poderá ser utilizada? Em princípio é um garantia de que o produto tem composição constante.

O mesmo se passa com o amoníaco.

Offline gonçalo

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Abril 19, 2007, 05:39:29 pm »
Então mas pode-se usar produtos que contenham amoniaco ou não?

Offline vera

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Abril 20, 2007, 08:58:01 am »

Sinceramente isso é uma das questões que me tem vindo a chatear e muito:

primeiro porque a legislação diz que só podem ser usados produtos adequados à industria alimentar, como tal segundo a minha interpretação os produtos que possam por em causa os alimentos ou o riscos para estes não devem ser utilizados..... e como eu JÁ VI lavarem sapatilhas na cuba da loiça, e lavarem legumes em bancas onde tinha detergente.... a ideia de se usar amoniaco perturba-me e muito...
     No entanto sei que o amoniaco é excelente para acções de desinfecção....

A minha opinião é que os produtos de limpeza com amoniaco não devem ser usados de forma diária nas cozinhas ou salas de fabrico, mas ser apenas utilizadas no dia da desinfecção mais profunda e desde que tenham bons sistemas de ventilação

Offline Ricardo

• Super Membro
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Abril 20, 2007, 11:59:04 am »

Sinceramente isso é uma das questões que me tem vindo a chatear e muito:

primeiro porque a legislação diz que só podem ser usados produtos adequados à industria alimentar, como tal segundo a minha interpretação os produtos que possam por em causa os alimentos ou o riscos para estes não devem ser utilizados..... e como eu JÁ VI lavarem sapatilhas na cuba da loiça, e lavarem legumes em bancas onde tinha detergente.... a ideia de se usar amoniaco perturba-me e muito...
     No entanto sei que o amoniaco é excelente para acções de desinfecção....

A minha opinião é que os produtos de limpeza com amoniaco não devem ser usados de forma diária nas cozinhas ou salas de fabrico, mas ser apenas utilizadas no dia da desinfecção mais profunda e desde que tenham bons sistemas de ventilação

O problema doa amoníaco é ele ser tóxico. Não só para os géneros alimentícios, mas também para quem o manuseia!

Offline Odete Cunha

• Membro Total
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Abril 20, 2007, 01:13:26 pm »
O problema doa amoníaco é ele ser tóxico. Não só para os géneros alimentícios, mas também para quem o manuseia!

O problema do amoníaco é ele ser tóxico para os alimentos.

Em segurança Alimentar a 1.ª prioridade são os alimentos!  ;)
Odete Cunha

BloQcs design by Bloc
'SMF 2.0.9 | SMF © 2011, Simple Machines'
Página criada em 0.078 segundos com 20 procedimentos.