RSS Facebook

Fórum de Segurança Alimentar do Portal HACCP

Notícias: Este fórum pretende debater todos os problemas relacionados com a Segurança Alimentar. Faz parte da maior comunidade de Segurança Alimentar de Portugal....
Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Autor Tópico: Fichas técnicas  (Lida 22318 vezes)

Offline joanamiranda

• Membro Junior
  • **
  • Reputação: 0
    • Ver Perfil
Fichas técnicas
« em: Maio 11, 2007, 08:49:49 am »
Bom dia a todos!!

Bem...vou colocar aqui uma dúvida que me surgiu já há algum tempo....

Neste momento estou a dar inicio à execução das fichas técnicas dos produtos comercializados pela minha empresa. Surgiu-me então uma questão que já a tenho colocado a alguns colegas.

Na minha empresa o produto chega já paletizado de todos os fornecedores (comercializamos essencialmente bebidas). Nós apenas distribuimos para o comércio a retalho.

Como tal, para efectuar as fichas técnicas pensei em utilizar a informação proveniente das fichas técnicas dos fornecedores (Como por exemplo, para os vinhos: designação, castas, vinificação, estagio, produtor, enólogo, caracteristicas quimicas, caracteristicas organolépticas....etc), colocando uma notra nas nossas fichas técnicas onde tal fosse mencionado (que a informação da presente ficha tinha sido obtida através das fichas técnicas dos fornecedores).

Não estava a pensar colocar dados sobre sobre embalamento e empaletamento, tais como nº. de caixas por palete, altura da palete já cheia, peso bruto...uma vez que nós apenas recebemos dessa forma, mas na distribuição nunca o fazemos assim, mas sim, como devem imaginar, em quantidades muito menores, uma vez que as encomendas são divididas por cliente.

Gostava que me dessem a vossa opinião sobre este assunto e que se eu estiver a pensar mal me digam...

Desde já, obrigada a todos.

Cumprimentos,

Joana
::De encontro à Segurança Alimentar::

Offline Joana

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
Re: Fichas técnicas
« Responder #1 em: Maio 11, 2007, 09:11:16 am »
Olá!

Pelo que me parece... Concordo com tudo o que disse!  :P

Offline food

• Membro Total
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Maio 11, 2007, 12:43:33 pm »
Deverá apenas fornecer as fichas tecnicas dos fabricantes aos fornecedores que as solicitarem.

Offline joanamiranda

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Maio 11, 2007, 01:12:57 pm »
Como assim fornecer as fichas técnicas dos fabricantes aos fornecedores? Não se estaria a referir aos clientes? ???

Não tenho de passar as fichas para um formato interno próprio da minha empresa?

Offline food

• Membro Total
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Maio 11, 2007, 01:18:59 pm »
Peço desculpa,

queria dizer o seguinte. A sua empresa apenas é revendedora pelo que deverá actuar apenas como um "transmissor". Isto é, se um cliente da sua empresa lhe solicitar uma ficha tecnica de um produto, voce deve enviar a ficha tecnica do fabricante do produto.

Offline joanamiranda

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Maio 11, 2007, 01:33:34 pm »
Obrigada pelo esclarecimento.
Só mais uma questão...uma vez q estamos a implementar o Sistema HACCP e pretendemos depois avançar para a certificação pela ISO 22000:2005 não seria vantajoso apresentarmos um formato nosso das fichas técnicas?
Compreendo o facto de sermos apenas "transmissores" ....no meu entender, pelo q disse, basta-me apenas arquivar as fichas técnicas provenientes dos fornecedores.

Mais uma vez, obrigada...peço desculpa por insistir mas sou uma novata na área  ;D ainda estou em estágio  :P

Offline food

• Membro Total
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Maio 11, 2007, 02:17:55 pm »
Nao sei qual e a politica da empresa, no entanto, recomenda-se implementar a norma ISO:EN 9001:2000 e depois avançar para a ISO 22000 ja que muita da base de esta ultima corresponde à primeira.

Deverás arquivar as fichas tecnicas dos fornecedores como um dos pre-requisitos "controlo de fornecedore" e baseado também no principio 12 do codex (principio 7 do hacc) "estabelecimento de um sistema de documentaçao e registo"

Atentamente

Offline Joana

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Maio 11, 2007, 03:41:05 pm »
Nao sei qual e a politica da empresa, no entanto, recomenda-se implementar a norma ISO:EN 9001:2000 e depois avançar para a ISO 22000 ja que muita da base de esta ultima corresponde à primeira.

Peço desculpa, mas não concordo! Para quê implementar a 9001:2000 primeiro se, ao implementar a 22000:2005 tenho que, obrigatoriamente implementar muitos dos requisitos da 9001?! Não percebo a mais-valia!

Offline joanamiranda

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Maio 11, 2007, 03:51:05 pm »

Peço desculpa, mas não concordo! Para quê implementar a 9001:2000 primeiro se, ao implementar a 22000:2005 tenho que, obrigatoriamente implementar muitos dos requisitos da 9001?! Não percebo a mais-valia!

Foi exactamente assim que pensamos na empresa...com a implementação da ISO 22000 estariamos desde já a abranger muitos dos requisitos da ISO 9001 devido à sua compatibilidade e tratando-se a nossa empresa duma empresa alimentar e existindo uma norma de certificação ISO directamente direccionada para a nossa área porque não começar por aí?...

Offline food

• Membro Total
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Maio 11, 2007, 05:52:13 pm »
Concordo com as duas respostas anteriores.

É certo que a ISO 22000 tem muitas coisas em comun da ISO 9001. No entanto, é bem mais facil implementar primeiro a ISO 9001 (que valora a qualidade geral da empresa, desde higiene até a contabilidade) e depois fazer uma "transferencia" para a ISO 22000.

Agora, se quer implementar a ISO 22000 desde o inicio, pode perfeitamente faze-lo sem problema nenhum.

Offline Ted

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Maio 14, 2007, 09:34:24 pm »
A maioria das empresas opta pelo SGI (sistema de gestão integrado), que pode contemplar a ISO 9001; ISO 22000; ISO 14000, outras que sejam relavantes para a sua área de negócio.
Faz todo o sentido, pois se empresa está a dispender meios financeiros e recursos humanos, para a certificação, de uma só vez certifica-se na área da qualidade (importante para qualquer área de negócio), e em segurança alimentar.

Ted

Offline Ted

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Maio 14, 2007, 09:46:03 pm »
Peço desculpa,

queria dizer o seguinte. A sua empresa apenas é revendedora pelo que deverá actuar apenas como um "transmissor". Isto é, se um cliente da sua empresa lhe solicitar uma ficha tecnica de um produto, voce deve enviar a ficha tecnica do fabricante do produto.

Não concordo, penso que a empresa deve ter as suas próprias FT, mesmo sendo revendedora, pois podem existir informações relevantes, tais como, condições de transporte, condições de armazenamento, paletização (caso a empresa faça nova paletização), que são relevantes para o Cliente.

Ted

Offline food

• Membro Total
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Maio 14, 2007, 10:23:20 pm »
Uma empresa que apenas é revendedora raramente re-paletiza os produtos. Alias, despaletiza grandes volumes para vender quantidades. Enquanto as condiçoes de transporte devem estar descritas nas fichas do fabricante (senao...!) e por ultimo, a paletizaçao, é um parametro que vejo em muitas fichas tecnicas, no entanto, nao vejo qual é a relaçao com a segurança do produto.

Agora, por experiencia propria de ja varios anos de trabalho, quando solicito uma ficha tecnica de um produto a um grossista, pretendo que me envie a ficha do fabricante e nao uma feita por si. Objectivo? Normalmente, as fichas dos fabricantes estao bem mais completas.

Mas, para gostos há cores...

Offline Ted

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Maio 15, 2007, 11:43:26 am »
Posso-lhe informar que já trabalhei em 2 grandes empresas de distribuição e em ambas elaboravamos as nossas próprias fichas técnicas, pois como sabemos, todos devem ter a mesma experiência, nem sempre os fornecedores têm as FT mais adequadas. Existindo um só formulario torna-se muito mais fácil controlar a documentação/informação e por outro lado facilita a leitura nos próprios Clientes.
Outra alternativa, penso que a mais correcta, é elaborar uma FT modelo, com todos os critérios que a empresa distribuidora ache relevante e eviar a todos os fornecedores para que estes preencham, assinem, carimbem e voltem a reenviar.

Sempre trabalhei assim, e em auditorias a que estivemos sujeitos sempre obtivemos bons resultados. Agora é claro que há inúmeras formas de o fazer e vai do "gosto" de cada um :)

Ted

Offline Eteiram

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Maio 15, 2007, 03:43:27 pm »
Caros colegas
A empresa onde estou a trabalhar é apenas responsável pela comercialização e distribuição, no entanto as fichas técnicas estão no formato próprio da empresa. Os fornecedores facultam-nos as fichas técnicas e nós adaptamo-las às necessidades dos nossos clientes. Seria incoerente fornecê-las tal qual como as recebemos uma vez que estão todas em inglês. Também sou da opinião que um formato unico facilita a compreensão da ficha técnica. O cliente fica a ganhar e nós tb porque assumimos a nossa posição na cadeia.
Relativamente à informação das paletes, nós aqui colocamo-la porque efectivamente o produto sai em palete, mas penso que se não esse o caso pode-se colocar apenas a informação relativa à embalagem primária e secundária.

Relativamente à questão da certificação penso que n é necessário ter custos de certificação desnecessários com a iso 9001 e dps com a sua conversão para a 22000, uma vez que a ISO 22000 é a norma mais adequada à area alimentar, seja produção, comercialização ou distribuição, é bastante flexivel. Mas acima de tudo (um aparte) gostaria de salientar a minha opinião, o mais importante não é certificar mas sim cumprir os requisitos da norma, e usá-la como uma ferramenta útil de trabalho.

Votos de bom trabalho  ;)

BloQcs design by Bloc
'SMF 2.0.9 | SMF © 2011, Simple Machines'
Página criada em 0.095 segundos com 20 procedimentos.