Fórum de Segurança Alimentar do Portal HACCP
Maio 19, 2012, 08:31:31 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Actualmente este fórum apenas está acessivel a utilizadores registados. Junta-te à nossa comunidade e efectua o teu registo!

Início Ajuda Pesquisa Calendário Entrar Registe-se   *

Subscreve o RSS Feed do Fórum e recebe diariamente todas as novidades no teu email:

Faça uma doação ao Portal HACCP. Ajude-nos a manter este fórum activo. Qualquer ajuda é bem vinda!
Páginas: 1   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Equipamentos cozinhas  (Lida 199 vezes)
Jose_Antonio
Novato
*

Ver Perfil
« em: Janeiro 04, 2012, 10:34:11 »

Olá,

Estou com uma dúvida e ainda não encontrei legislação que me esclarecesse daí o pedido de ajuda.
Na cozinha de um refeitório, nomeadamente na zona da copa grossa o escoamento da água que salpica da pré-lavagem não é o melhor estando mesmo muitas vezes entupido.

Esta água espalha-se depois para outras zonas da cozinha tornando o chão escorregadio. Pensou-se numa solução de cercar a zona da copa grossa com tapetes absorventes de água para impedir que a água alastre e assim evitar molhar outras zonas.

Disseram-me que esses tapetes não são permitido... gostava de saber se realmente não são e em que legislação posso confirmar essa informação, ou se pelo contrário, como é na zona da copa grossa se pode usar esse tipo de tapetes.

Tenho alguma urgência... se alguém puder ajudar ficaria muito agradecido.
Obrigado
Registado
safety
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #1 em: Janeiro 04, 2012, 12:03:19 »

Olá,

Não tenho a certeza, mas penso que não haverá legislação específica que proíba o uso de determinados tapetes. Penso que será mais uma questão de "Boa prática".

Penso que fará mais sentido tentar resolver o problema da drenagem dessas águas, uma vez que isso sim, não deve existir, ainda que seja numa zona suja. A legislação de base (pacote de higiene) e o Codex referem a obrigação de ter sistemas de drenagem eficientes que não permitam a acumulação de águas.
O que deve acontecer lá, é que, ou não existem ralos drenagem, ou estão entupidos, ou estão mal dimensionados e sem inclinação. Penso que terão que analisar o problema por este prisma antes de pensar na solução dos tapetes, que o que vão fazer é apenas permitir a acumulação de águas que poderão fomentar o desenvolvimento microbiano, que se espalhará por todo o lado através dos pés que os pisarem. E depois pense bem, como vão higienizar estes tapetes? Terá que ser todos os dias... Vão deixá-los a secar ao ar na rua e depois colocá-los dentro? Não me parece nada uma boa solução.
Evitar os salpicos pode também ser uma solução, mas têm que ver a forma de trabalhar e se não complica muito.
Espero ter ajudado.
Registado
Jose_Antonio
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 em: Janeiro 04, 2012, 04:26:50 »

Ajudou com certeza, com uma opinião muito válida...

Esta situação acontece devido a não ter escoamentos suficientes e os que existem são um pouco distantes da zona em questão... Foi mau planeamento logo de início e o cliente não está para fazer obras...
Claro que esta não é de longe a melhor solução mas a ideia passaria por:

- Colocar os tapetes absorventes de forma a que não fosse pisados, não estariam em zonas de passagem. A exclusiva função seria absorver o excesso de água;
- Lavar e secar os tapetes diariamente na lavandaria;

Gostava da sua opinião tendo em conta isto. Pois a agua que sai daquela zona torna o chão de toda a cozinha muito escorregadio e mesmo com limpezas frequentes, continua a ser um perigo...

Desde já obrigado pela ajuda
Registado
safety
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #3 em: Janeiro 05, 2012, 12:32:45 »

Olá,

pois! É uma situação típica. Instalações mal desenhadas e depois para resolver os problemas não é fácil, barato... Enfim...
A opção dos tapetes como a coloca agora não me parece tão má, sendo que não é certamente a ideal. Mas como nem sempre se consegue o ideal, temos que nos arranjar como podemos! Dessa forma, como a descreve, parece-me aceitável, isto é, não estou a ver em como isso possa comprometer a seg. dos alimentos (se todos os procedimentos forem correctos).
Tenha cuidado com a teoria da facilidade dos funcionários, porque às vezes para poupar trabalho, fazem coisas um pouco caricatas.
Tenha também o cuidado de procedimentar essa alternativa e fundamentá-la bem, incluí-la no plano de higienização, e respectivos registos, para que quando tiver inspecção eles percebam que sabe o que está a fazer.
Bom trabalho!
Registado
Páginas: 1   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: