RSS Facebook

Fórum de Segurança Alimentar do Portal HACCP

Notícias: Este fórum pretende debater todos os problemas relacionados com a Segurança Alimentar. Faz parte da maior comunidade de Segurança Alimentar de Portugal....
Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Autor Tópico: Calibração vs aferição  (Lida 26043 vezes)

Offline JR

• Membro Total
  • Reputação: 1
    • Ver Perfil
Calibração vs aferição
« em: Novembro 27, 2007, 10:33:29 pm »
Olá colegas!!

Alguém me pode explicar qual a diferença entre calibração e aferição. É que existe aferição de balança que é obrigatório todos os anos e a calibração de termómetros... Tinha a ideia de que é a mesma coisa ???

Offline Odete Cunha

• Membro Total
  • Reputação: 0
    • Ver Perfil
Re: Calibração vs aferição
« Responder #1 em: Novembro 28, 2007, 08:21:05 am »
Calibração significa verificar qual o valor real que o equipamento está a ler.
Ou seja, no meu termómetro pode indicar 22ºC e na realidade ele estar a medir 20ºC. A calibração vai dar-nos os valores reais, que podem não corresponder aquilo que os nossos olhos leêm.
Recebemos o certificado de calibração para os pontos que nós escolhemos e vemos qual o devio associado a cada leitura.
Entramos com estas diferenças para os nossos controlos diários.

Aferição é um termo bastante utilizado no caso das balanças, porque aí sim, além de se verificar aquilo que elas estão a medir na realidade, existe um dispositivo no interior da balança que é aferido para o valor real. Ou seja se a balança estiver a pesar menos 500g, o que os técnicos fazem é colocar a mesma a pesar mais essas 500g que faltam. E o que nós vamos ler neste caso é o valor real.

Espero ter ajudado.
Odete
Odete Cunha

Offline JR

• Membro Total
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Novembro 28, 2007, 10:38:19 am »
Olá Odete!!

Muito obrigada pelo esclarecimento, foi muito claro. Consegui perceber realmente qual a diferença...

Bigada :D

Offline melinha

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Dezembro 06, 2007, 02:23:42 pm »
Cara Odete,
eu sou responsável pelo HACCP num grupo de 5 restaurantes em Lagos e tenho mandado aferir as balanças dos estabelecimentos ao Direcção Regional da Economia do Algarve, nos ultimos 2 anos, pois era a entidade competente.
Este ano, quando pretendi mandar efectuar a aferiçao novamente, a referida entidade disse-me k este serviço já nao era da sua competencia.

Gostaria de saber se sabe a quem me posso dirigir agora, para solicitar a aferição anual obrigatória das balanças.

Obrigada e cumprimentos,
Amélia

Offline Odete Cunha

• Membro Total
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 06, 2007, 05:00:22 pm »
Boa tarde!

Pode fazê-lo com a ajuda do departamento de metrologia da Câmara Municipal, onde cada um dos restaurantes está inserido.

Cumprimentos
Odete Cunha

Offline nuno correia

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Dezembro 07, 2007, 12:33:13 am »
Boas Amélia

A DREA continua a fazer esse serviço, pelo que sei, eles andam com muito trabalho!!!!! e passam esse serviço para o ISQ.
O ISQ está em Setubal  e quando existe um determinado numero de requisições eles deslocam-se ao Algarve.

Confirme com a DREA.

Offline JR

• Membro Total
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Setembro 25, 2008, 04:06:00 pm »
Boas!

Numa padaria sem venda ao público tem de existir uma balança calibrada para pesar as bolas de pão cruas?

Offline Ricardo

• Super Membro
  • Reputação: 19
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Setembro 25, 2008, 08:50:15 pm »
Boas!

Numa padaria sem venda ao público tem de existir uma balança calibrada para pesar as bolas de pão cruas?

Essas bolas de pão cruas são vendidas a outros clientes? Distribuidores, grandes superfícies, etc.?

Todos os instrumentos de medida que envolvam trocas comerciais necessitam de estar verificados pelo controlo metrológico.
In the jungle of the HASSIP!!!

Offline JR

• Membro Total
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Setembro 25, 2008, 09:13:01 pm »
Não Ricardo...

Mas penso que tem de ser calibrada na mesma porque existe uma tabela de preços para o pão em que tem de vir o preço por quilo...

E ao fazer as bolas de pão cru devem realmente verificar (balança calibrada) se o peso corresponde ao que é vendido...

Se o pão eu informo ao cliente atrvés de tabala de preços que o peso do pão de trigo é de 40g eu tenho de fazer este controlo na massa crua também acho

Offline hiors

• Super Membro
  • Reputação: 11
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Setembro 25, 2008, 09:53:23 pm »
JR:

O Ricardo tem toda a razão no que diz respeito à venda ao consumidor final... tem de estar aferida a balança!!! Ainda por cima, por definição a aferição é uma verificação do estado de calibração...
E que grande confusão!!!!
Os empelos têm um peso determinado (supõe 1.4 kg) que quando vai para a divisora (as actuais dão um peso unitário de aproximadamente 50g)  os divide em unidades, cujo peso SÓ DEPOIS DE COZIDO e não em crú É QUE PESA OS TAIS 40 g de lei!!!!!! :o :o :o JR ;).

Agora as bolas de pão cruas não precisam de ter balança calibrada, porque ao público o pão é vendido à unidade ou ao peso, mas cozido... lá por o fulano o vender em crú a outro fulano, nunca é ao consumidor final, por isso isto não se aplica... lembrem-se que ao peso ou à unidade é só PÃO COZIDO!!!!

... para além de que gostava de saber como irias calibrar a balança dos padeiros hehehehehehe
Helena

Offline RIB

• Membro Junior
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Setembro 26, 2008, 09:51:48 am »
E logo eles que gostam tanto daquelas balanças antigas de dois pratos ;)

Offline Ricardo

• Super Membro
  • Reputação: 19
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Setembro 26, 2008, 01:11:40 pm »
Não Ricardo...

Mas penso que tem de ser calibrada na mesma porque existe uma tabela de preços para o pão em que tem de vir o preço por quilo...

E ao fazer as bolas de pão cru devem realmente verificar (balança calibrada) se o peso corresponde ao que é vendido...

Se o pão eu informo ao cliente atrvés de tabala de preços que o peso do pão de trigo é de 40g eu tenho de fazer este controlo na massa crua também acho

As balanças estarem verificadas também é importante em caso de litígio legal. Se a balança não estiver conforme, não tem qualquer valor em tribunal.

Imagina que o teu cliente lembra-se de teimar que as tuas bolinhas têm 30g em vez de 40g. Só com um balança conforme é que as coisas são legais...
In the jungle of the HASSIP!!!

Offline hiors

• Super Membro
  • Reputação: 11
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Setembro 26, 2008, 03:23:41 pm »
 ;D ;D ;D
Com esta me fizeste rir, RIC... nem parece teu!!!!! ;D ;D

Mas quem é a entidade que vai ter a ideia insana de fazer isso com base na balança dos pratos????

Oh Ricardo... O teu clube perdeu, foi? Muda-te para o FCP!!!!!!

Que absurdo!!!
A balança até pode estar a pesar 90g, desde que perca 50g de água ou então o padeiro a olhómetro retire aquele pedaço a mais...
E achas que alguém vai querer comprar um pãozinho do tamanho de um berlinde?

;D ;D ;D
Helena

Offline Fernando Rocha

• Super Membro
  • Reputação: 12
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Setembro 26, 2008, 03:58:04 pm »
Epá parece que ninguém descobriu ainda o truque do chumbo... regar o prato da balança e mais nada, é limpinho. até a cor é parecida ao inox/alumínio....
Sinceramente, assim não dá, que afinar balanças, aferir ou calibrar, nada disso, há que "gamar" e bem...

Isso dá trabalho, não liguem a isso....

Brincadeira a parte, as empresas jogam com margens de peso inferiores às anunciadas...
é a tal margem - de lucro... mas isso está tudo regulamentado...
Rastreabilidade não é um palavrão! É uma dor de cabeça para todos!

Offline JR

• Membro Total
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Setembro 26, 2008, 05:03:26 pm »
Então resumindo tenho de ter sempre uma balança calibrada para o caso dos clientes quererem comprar pão ao peso (apesar de não ser muito comum)

Digam-se uma coisa existe legislação que diga que o pão de trigo tem de ter 40g, o pão de centeio 60g ou quem define a gramagem é o produtor? Se existe onde aparece? (Acho que não existe mas não sei)

BloQcs design by Bloc
'SMF 2.0.9 | SMF © 2011, Simple Machines'
Página criada em 0.072 segundos com 20 procedimentos.