RSS Facebook

Fórum de Segurança Alimentar do Portal HACCP

Notícias: Bem vindo ao Fórum HACCP!
Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Autor Tópico: Facturação  (Lida 1388 vezes)

Offline JM

• Novato
  • *
  • Reputação: 0
    • Ver Perfil
Facturação
« em: Maio 10, 2017, 06:28:34 pm »
Na grande maioria dos restaurantes, quando se pede a conta, vem uma "consulta de mesa" ou "talão de controlo" ou "factura proforma". E a factura, com ou sem número de contribuinte, só vem se o cliente a pedir e depois de ter pago. Como a maioria das pessoas não o faz, isto significa (julgo eu) que a grande maioria dos serviços dos restaurantes não pagará imposto, por só a factura servir para esse efeito.
A razão invocada para tal procedimento é a de se poder corrigir um eventual engano. Como se nas vendas de outras actividades, as facturas não pudessem ser corrigidas!...
Se se tratar de uma situação ilegal, como eu julgo que é, isso acarreta dois problemas, a saber: a fuga de muitos milhões ao Fisco, por parte dos restaurantes; concorrência desleal, em relação aos restaurantes que imediatamente após o serviço prestado, emitem factura. Gostaria de saber se é como penso ou se estou errado. E no primeiro caso, por que razão os serviços de fiscalização não actuam.

Cumprimentos

J.M.

Offline Fernando Rocha

• Super Membro
  • Reputação: 12
    • Ver Perfil
Re: Facturação
« Responder #1 em: Junho 07, 2017, 10:29:09 am »
Não é ilegal, pelo motivo indicado... serve para corrigir ou verificar que os artigos emitidos no talão de controlo/consulta de mesa...

Claro está, se o cliente não pedir factura desse talão, acredite que este irá mesmo desaparecer do sistema. No entanto, este ano, foi implementado pelas Finanças, a obrigatoriedade de entregar / reportar a totalidade do teu stock/inventário!
Rastreabilidade não é um palavrão! É uma dor de cabeça para todos!

BloQcs design by Bloc
'SMF 2.0.9 | SMF © 2011, Simple Machines'
Página criada em 0.059 segundos com 20 procedimentos.