RSS Facebook

Fórum de Segurança Alimentar do Portal HACCP

Notícias: Este fórum pretende debater todos os problemas relacionados com a Segurança Alimentar. Faz parte da maior comunidade de Segurança Alimentar de Portugal....
Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Autor Tópico: Regulamento (CE) 1441/2007 de 5 de Dezembro  (Lida 14902 vezes)

Offline oNo

• Membro Total
  • Reputação: 1
    • Ver Perfil
Re: Regulamento (CE) 1441/2007 de 5 de Dezembro
« Responder #15 em: Junho 24, 2009, 09:22:28 pm »
Na altura em que andava a fazer uma pesquisa para certificação de um produto de panificação, contactei directamente com a ASAE a propósito dessa mesma questão, oNo, e a resposta deles foi apenas direccionar-me para a portaria 425/98, nada mais.

Para a certificação do mesmo, realizei em termos de contagem de bolores e leveduras, humidade, salmonella (por mero capricho, já que todos os clientes conhecem este microrganismo dando uma ideia semelhante à do pão sem colesterol da Bimbo), Staph coagulase + por mera precaução; apesar de aconselhado, pelo enorme custo envolvente não efectuei pesquisa de Aflatoxinas B1, B2, G1, G2, mas é tb aconselhado.

Tudo depende do teu cliente...

obrigado.

da parte da pastelaria segues o 41-2009?
Remete para o 2073 certo? nao esta revogado pelo 1441?

Não. Está apenas alterado pelo 1441.

Ok, obg era isso que queria dizer.

COm a pressa fui impreciso..

Offline hiors

• Super Membro
  • Reputação: 11
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Junho 24, 2009, 09:37:01 pm »
Sim oNo... e é o país que temos... umas leis que nada dizem senão que apenas revoga esta ou alteram aquela... o mesmo DL 41/2009 nada vem a acrescentar...

Basicamente e panificação podes vender bolor que não vais preso!!! Foi o resultado de análises que efectuei em pão ralado de várias marcas em comercialização no mercado... indiquei isso mesmo à ASAE, pedindo adicionalmente ajuda em termos de legislação e a única resposta foi apenas e só o politicamente correcto e a portaria que havia referido... o que teve piada!!!!
Helena

Offline hiors

• Super Membro
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Junho 24, 2009, 09:39:54 pm »
da parte da pastelaria segues o 41-2009?
Remete para o 2073 certo? nao esta revogado pelo 1441?

Basicamente apenas utiliza o Reg 1441... já que o 41/2009 nada te diz!!!
Apesar de revogados, nada como rever os anteriores... em termos apenas de parametros a analisar e não VMA
Helena

Offline oNo

• Membro Total
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Junho 24, 2009, 09:49:59 pm »
Sim oNo... e é o país que temos... umas leis que nada dizem senão que apenas revoga esta ou alteram aquela... o mesmo DL 41/2009 nada vem a acrescentar...

Basicamente e panificação podes vender bolor que não vais preso!!! Foi o resultado de análises que efectuei em pão ralado de várias marcas em comercialização no mercado... indiquei isso mesmo à ASAE, pedindo adicionalmente ajuda em termos de legislação e a única resposta foi apenas e só o politicamente correcto e a portaria que havia referido... o que teve piada!!!!

Nao me fales em pão ralado, que a atribuição de uma DLC da-me umas dores de cabeça...

Quanto ao 1441, o mais proximo que encontro da pastelaria sao os produtos com ovos, é isso?
e para o pão? leva ovo? lolol

Offline hiors

• Super Membro
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Junho 24, 2009, 09:58:33 pm »
Pão ralado (quando for descoberta a sua existencia por parte da ASAE) vai ser o próximo furo para multas... heheheh

Pão não tem ovos (a não ser que seja pincelado, mas isso é antes de ir ao forno, pelo que mata tudo o que ainda se encontrar vivo).

Os únicos parametros relevantes serão apenas bolores e leveduras (que nem sequer limitação tem em termos legislativos).

O meu conselho: vai pelo teu instinto e analisa o que achas coerente em termos da tua experiência prática. Não te esqueças porém que é um produto seco, do dia, com muito baixo risco (o único que existe é mesmo o físico...
Helena

Offline Ricardo

• Super Membro
  • Reputação: 19
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Junho 25, 2009, 12:57:31 am »

Nao me fales em pão ralado, que a atribuição de uma DLC da-me umas dores de cabeça...

Quanto ao 1441, o mais proximo que encontro da pastelaria sao os produtos com ovos, é isso?
e para o pão? leva ovo? lolol

Mas já tive uma menina a dizer que o pão é um RTE (Ready to Eat)... e que por causa disso coiso e tal!

Ninguém consegue dar um tiro nessa gente que faz as legislação em Bruxelas?
In the jungle of the HASSIP!!!

Offline silviasantoss

• Novato
  • *
  • Reputação: 0
    • Ver Perfil
Regulamento (CE) 1441/2007 de 5 de Dezembro
« Responder #21 em: Junho 27, 2009, 09:09:29 pm »
Olá
Gostaria obter alguma ajuda para o meu dilema. De forma a dar cumprimento ao regulamento 2073/2005 alterado pelo 1441/2007 estou a fazer recolha de amostras de carcaças para avaliar o nível de higiene do abate. Estou a usar o método não destrutivo e estou a seguir os pontos da norma que o regulamento recomenda. O problema que me deparei é que os limites para avaliação é para o método destrutivo e não fala do método não destrutivo, embora a norma contemple este método. Já me disseram para usar os limites do regulamento, outros dizem que existe um factor de conversão para o método não destrutivo, e outros que o melhor a fazer é mudar para o método destrutivo. O problema deste método é apresentação da carcaça...que vai haver reclamações. Não sei se alguém já teve este problema ou então alguém que me consiga orientar neste problema. Agradeço desde já toda a ajuda que me possam disponibilizar.

Sílvia Santos

Offline oNo

• Membro Total
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Setembro 01, 2009, 08:56:52 am »
Amigos so hoje pude voltar ao forum:

um duvida constatada durante as "ferias":

encontrei muitas fichas tecnicas e cadernos de encargos cujos criterios microbiologicos remetem para  o 2073...na vossa opiniao devem remeter para o 2073 ou para o 1441?

um abraço

Offline caosilva

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Setembro 02, 2009, 08:41:13 am »
Olá!

Na minha opinião, devm remeter para o 1441 que é o mais recente, certo? Penso que é assim, porque normalmente a legislação mais actual remete sempre para a anterior. Este último regulamento é uma grande chatice, poque me parace pouco esclarecedor. Por exemplo, a nível de panificação/pastelaria, há somente orientações e não valores de critérios obrigatórios. A nossa legislação a nível alimentar é muito vaga e incompleta, enfim...

Também gostaria de saber a vossa opinião acerca deste assunto. Quando faço fichas técnicas, remeto para este último regulamento...

Offline andreiuskas

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Setembro 18, 2009, 10:54:49 am »
Olá.
Remetes sempre para o último, neste caso o 1441.

Em relação as carcaças.
Eu faço pelo método destrutivo, e tb entro com contas para o resultado final. Eu colho 4 partes da carcaça. as 4 no final dao aproximadamente uns 20 cm^2.
O resultado k me dá por exemplo, nos mic a 30ºC:

Ex: 3,0 x 10^4 UFC/ml

divido por 20 (+- os cm^2 que eu retirei no conjunto das 4 partes da carcaça).
e pronto depois faço o log como recomendam. Para obter o resultado log UFC/ cm^2.

Offline luperodrigues

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Agosto 11, 2016, 11:31:43 pm »
E no caso do meu cliente fornecer o pão sem ser cozido? Sendo que o processamento térmico não é realizado por ele, quais os parâmetros a observar no pão fornecido em "crú"? Obrigada.

BloQcs design by Bloc
'SMF 2.0.9 | SMF © 2011, Simple Machines'
Página criada em 0.087 segundos com 21 procedimentos.