Fórum de Segurança Alimentar do Portal HACCP
Maio 19, 2012, 08:08:23 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Bem vindo ao Fórum HACCP!

Início Ajuda Pesquisa Calendário Entrar Registe-se   *

Subscreve o RSS Feed do Fórum e recebe diariamente todas as novidades no teu email:

Faça uma doação ao Portal HACCP. Ajude-nos a manter este fórum activo. Qualquer ajuda é bem vinda!
Páginas: 1   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedido de informação  (Lida 1901 vezes)
andreiuskas
Novato
*

Ver Perfil
« em: Outubro 20, 2008, 02:04:42 »

Bom dia!

Eu registei-me agora no Portal HACCP, e tinha umas dúvidas assim até simples!
Se me puderem ajudar!

1. É possível usar líxivia na desinfecção?
2. Para desinfectar as saladas é possível colocar umas gotas de lixivia na água?
3. Em relação aos termómetros eles tem que ser calibrados uma vez por ano?
4. Nos casos dos Centros de dia, que enviam comida para fora em
marmitas (comida já cozinhada), esse transporte da comida, como é que
nos certificamos da temperatura do transporte da comida? Medindo à
chegada um "prato" teste?
E tem que ser transportada a 60ºC? Se chegar mais fria, deve ser
novamente cozinhada a 75ºC?
5. Os detergentes podem estar na cozinha, ou fora dela?

Obrigada
Registado
hiors
Super Membro

Ver Perfil
« Responder #1 em: Outubro 20, 2008, 09:21:22 »

1. NIM... depende: a lixivia é o desinfectante por excelência, mas - ao contrário do que dizem os delegados de saúde - não é apto a ser utilizado na industria alimentar por ter muitos produtos químicos tóxicos. A não ser que arranges uma ficha técnica a dizer que pode ser aplicado na área alimentar;

2. Não. Usa amukina ou um produto à base de hipoclorito de sódio <4%

3. Devem sim, para garantires que as medições que efectuas diariamente são precisas e exactas.

4. Medindo a temperatura à saída do local de confecção e à chegada - tal como o referiste. Um exemplo: leva uma marmita a mais para efectuar essa mesma análise.

5. Podem estar dentro, desde que num local fechado e isolado dos alimentos.

Espero ter sido útil.
Registado

Helena
andreiuskas
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 em: Outubro 21, 2008, 10:50:59 »

Obrigada!

Só uma coisa, para calibrar os termómetros, conhecem algum sítio?
Conheço a LAbcal e o Catim, mas não sei se para calibrar este tipo de termómetros, seria nestes sítios!

Obrigada
Registado
anteroguerra
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 21, 2008, 03:29:42 »

Obrigada!

Só uma coisa, para calibrar os termómetros, conhecem algum sítio?
Conheço a LAbcal e o Catim, mas não sei se para calibrar este tipo de termómetros, seria nestes sítios!

Obrigada

Boa tarde,
Para a calibração pode recorrer aos laboratórios das seguintes entidades:

TAP Manutenção e Engenharia
Laboratório de Calibrações
Apartado 50194
1704-801 Lisboa
Portugal

http://www.tapme.pt/pt/principal.html

Laboratório de Metrologia - Instituto de Soldadura e Qualidade
Metrologia de Temperatura e Humidade

Lisboa: Januário da Torre
(+351) 21 422 90 36
Porto: Odete Gonçalves
(+351) 22 747 19 58
labtemperatura@isq.pt

http://metrologia.isq.pt/Default.aspx

« Última modificação: Outubro 21, 2008, 03:32:27 por anteroguerra » Registado

Antero  Guerra
Ruben Mendes
Membro Junior
**

Ver Perfil WWW
« Responder #4 em: Outubro 23, 2008, 12:22:40 »

Bom dia a todos,

1. É possível usar líxivia na desinfecção?
1. NIM... depende: a lixivia é o desinfectante por excelência, mas - ao contrário do que dizem os delegados de saúde - não é apto a ser utilizado na industria alimentar por ter muitos produtos químicos tóxicos. A não ser que arranges uma ficha técnica a dizer que pode ser aplicado na área alimentar;

Na minha opinião a resposta é SIM desde que, realmente como diz a hiors, a ficha técnica diga que pode ser usado na área alimentar pois isso significa que estás a usar lixívia sem mais nada, isto é, hipoclorito de sódio sem, perfumes, tensioactivos e afins. Cloro puro, e duro, é o que pretendes obter da tua "lixívia" para esta aplicação e não tudo o resto que, demasiadas vezes, vem com ela quando é adquirida no supermercado do bairro ou no vendedor de sabonete local.

2. Para desinfectar as saladas é possível colocar umas gotas de lixivia na água?

Aqui também a minha resposta seria SIM. Sou completamente anti "amukina" pelo preço abusivo que apresenta para a função que se pretende. Na minha opinião deverás usar hipoclorito de sódio puro, sem os contaminantes referidos anteriormente, após determinares a quantidade necessária a adicionar para obteres, por exemplo, 150 ppm de cloro na solução. Se validar um processo destes é demasiado complicado porque é para desinfecções esporádicas de vegetais então, compra no mercado, pastilhas de cloro que são estáveis, de fácil aplicação e preparadas para utilizações mais pequenas.

Espero ter sido útil.
Ruben
Registado

Ruben Mendes
Médico Veterinário
Food&Beverage
DIVERSEY
hiors
Super Membro

Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 23, 2008, 11:09:51 »

Ó sôr dótor vet Rúbene... átão?
A líxívia não pode ser utilizada - ponto!!! Apenas a "lixívia"/Hipoclorito de sódio com ficha técnica que atesta e comprova a adequabilidade da sua utilização em alimentos... ou seja, nunca poderá ser a vulgar lixívia vendida nas mercearias!!!! Por causa disto tive uma "batalha" com a ASAE quando estes se lembraram de colocar isso mesmo no site deles... e ganhei-a!!!
(Quanto não me valeram os seminários que dei juntamente com a ASAE)
Há coisas que não devem ser ditas assim, como bem sabes... tão chapa 5... lembra-te que nem todos são como eu ou tu!!! Cool

PS: a amukina é só referida por mim por ser algo mais reconhecido pela publicidade... nunca a recomendei!!!
Registado

Helena
Tatiana
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 24, 2008, 01:50:36 »

olá a todos

Sou a Tatiana, moça marafada  Grin...já que sou do Algarve.

Tenho 32 anos e trabalho actualmente numa empresa de um ramo diferente mas sou licenciada em Eng. Alimentar.

Sou formadora e consultora externa e foi muito bom ter encontrado este forum onde pudemos falar sobre aquilo que gostamos...a tal sigla que antes ninguem sabia o que era e agora toda a gente pensa que sabe...

Espero participar muito, pedir ajuda e ajudar se possivel...

Começo por pedir ajuda... Grin

Alguem sabe onde posso arranjar um filme que aborde o haccp na prespectiva da confecção de um prato???...até encontrei o que queria mas é sobre a confecção de arroz e eu queria de qualquer tipo de carne mesmo...pode até ser noutro edioma que se for pequeno eu mesmo coloco legendas... Wink

Beijinhos a todos...e obrigado a quem teve a ideia deste forum

Tatiana Silva

Registado
Ruben Mendes
Membro Junior
**

Ver Perfil WWW
« Responder #7 em: Outubro 24, 2008, 01:05:26 »

Hiors,

Tenho a dizer que quando tento responder a uma questão colocada, tento fazê-lo sempre com honestidade e verdade. Compreendo que poderão estar diferentes tipos de leitores "do outro lado" mas isso não muda a veracidade da minha resposta. Lixívia é hipóclorito de sódio e representa um dos melhores desinfectante disponíveis.

Compreendo que seja mais fácil ir a uma "tasca" e dizer ao dono pouco instruído que não pode usar lixívia e ponto final mas, aqui neste fórum que se pretende que seja um espaço de discussão, espero poder expressar a minha sincera opinião sem ter que me preocupar com quem me está a ler do outro lado. Não sou Deus nem sou detentor do conhecimento universal mas quando tenho uma opinião a dar podes crer que não a vou guardar.

Os meus "clientes" (Deus os guarde por muitos anos Wink ) da indústria alimentar que também lêem este fórum, são um pouco diferentes dos donos da "tasca", e esperam de mim a realidade adicionada da minha opinião sincera e de um conselho ajustado à situação.

Bom trabalho
Ruben
« Última modificação: Setembro 16, 2009, 11:29:22 por Ruben Mendes » Registado

Ruben Mendes
Médico Veterinário
Food&Beverage
DIVERSEY
hiors
Super Membro

Ver Perfil
« Responder #8 em: Outubro 24, 2008, 09:45:10 »

Ah meu grande graxista... a falar bem dos clientes Grin Grin
Registado

Helena
Filipe Gonçalves
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #9 em: Setembro 16, 2009, 02:19:05 »

Boas

Em relação à lixivia há uma grande controvérsia. Não haja duvidas que é dos melhores desinfectantes, mas aquilo que aprendi é que nao se pode usar a nao ser que esta seja acompanhada das fichas técnicas. Se assim for o caso, estás à vontade.
Os termometros devem ser calibrados. Quanto à periodicidade julgo nao existir nada definido. Uma vez por ano? Pode ser, mas se suspeitas que o "bicho" não funciona correctamente, tens que o calibrar.
Sobres as "marmitas", deve haver um controlo à saída e entrada das mesmas.
« Última modificação: Setembro 16, 2009, 02:21:23 por Filipe Gonçalves » Registado
oNo
Membro Total

Ver Perfil
« Responder #10 em: Setembro 16, 2009, 09:07:36 »

3. Devem sim, para garantires que as medições que efectuas diariamente são precisas e exactas.

4. Medindo a temperatura à saída do local de confecção e à chegada - tal como o referiste. Um exemplo: leva uma marmita a mais para efectuar essa mesma análise.

5. Podem estar dentro, desde que num local fechado e isolado dos alimentos.

Espero ter sido útil.

concordo com tudo.

no ponto 4 so gostaria de acrescentar que tambem deverias controlar o tempo de distribuição das refeições
Registado
mjreis
Membro Junior
**

Ver Perfil
« Responder #11 em: Setembro 17, 2009, 07:43:16 »

"A utilização de lixívia (hipoclorito de sódio) no processo de higienização das instalações e equipamentos é possível, uma vez que este produto é utilizado com a função de desinfectante."

Espero ter sido util - site da asae (Página inicial » Laboratórios eTécnico-Pericial » Área Alimentar » Informações sobre a Actividade Alimentar » Higiene das Instalações )
Registado
hiors
Super Membro

Ver Perfil
« Responder #12 em: Setembro 18, 2009, 10:41:10 »

tens toda a razão MJREIS, mas a questão não se colocou relativamente a superfícies tal como tão bem salientaste, mas sim na desinfecção de alimentos, e é aqui que reside o cerne da questão... muito cuidado com o que se lê e com o que se interpreta!!!
Registado

Helena
Páginas: 1   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: